A emoção do medo



A emoção do medo



   O medo é causada pelo sentimento da insegurança ou pela incerteza,quando estamos com medo ficamos arrodeados de sensações quais são oriundas de pensamentos de dúvidas e ansiedade. Muitas pessoas tem medo de que algo qual elas planejam a muito tempo venha a dar errado, outras tem medo de virem perder a pessoa amada, outras tem medo da morte enfim os medos são dos mais variados. Não importa qual medo que você tenha mas todos tem algo em comum que é o medo do novo ou seja de viver uma nova situação qual eles julgam ser negativas.
  Muitas pessoas estão há anos com o casamento em crise mas tem medo de vir a se divorciar pois pressupõe que a vida de um divorciado venha a ser solitária,saiba que pré-julgamentos só aumentam os medos como você irá saber se  será feliz ou não caso venha a se separar afinal você ainda não se separou, porém pode ser muito mais feliz se divorciar já que, muitos que estão com o casamento em crise não matem a esperança que o casamento virá a melhorar mas só estão casados para manterem as aparências sociais.O comodismo só faz contribuir com o medo pois, a única maneira de acabar com o tal temido medo é enfrentando,não tenha medo do novo pois nem sempre algo que ao se ver pode parecer negativo necessariamente ele virá a ser negativo.Para enfrentar o medo tem que arriscar-se e se mostrar confiante suficiente além de ser, destemido para só assim vir a vencê-lo.
   Tem muitas pessoas que desenvolvem determinado medo por algo e vive só em função de se prevenir daquele medo e termina esquecendo o principal que é viver. Muitos tem medo de serem assaltado e a única forma de evitar um possível assalto é se isolando do mundo e das pessoas pois nenhum lugar é 100% seguro, qualquer lugar sempre será um risco mas acham que evitando saírem com mais freqüência de casa não correrá o risco de sofrer a um assalto, porém esquece do principal pois se ele não tiver uma boa segurança em casa será assaltado dentro de sua própria casa.Quando tomamos atitudes que nos precavenha de certos medos como o do assalto esquecemos de enxergar o que está diante de nossos olhos, não adianta ter um carro blindado se a segurança do lar é falha, o mesmo ocorre para outros medos,pois muitos tem medo de casar porém esquecem que o coração é sensível e parcial,não escolhendo com quem se apaixona.Quando temos um excessivo medo por algo nos tornamos cegos pois o pior cego é aquele que não enxergar o que está diante de seus olhos. Não adianta relutar contra determinado medo pois acredite, ha coisas em nossas vidas que já estão predestinadas a acontecerem e se o temido medo realmente ganhar vida e sair de sua mente vindo a se concretizar é porque ele tinha que acontecer ate mesmo pois se de fato seu medo se concretizar é porque essa é, uma das formas de lutar contra seu medo afinal,  só podemos enfrentar o medo se resolvermos enfrentá-los.
  Quando eu era criança tinha muito medo e ate pânico de dormir no escuro, jamais andei em minha casa se ela estivesse toda apagada ou seja no escuro, pois quando temos medos a nossa própria mente contribui para que esse medo aumente portanto toda vez que algo ficava no escuro eu sempre pensava que naquele escuro tinha alguma pessoa escondida com o intuito de me fazer mal,eu fiquei com esse medo ate meus 17 anos.Meus pais sabiam que eu tinha esse medo portanto aos 17 anos eu dormia com alguma lâmpada acesa seja do meu banheiro ou do meu closet ate que, eu resolvi enfrentar meu medo eu era muito jovem e inexperiente não possuía nenhum conhecimento no segmento psicológico porém tinha uma certeza dentro de mim, que a única forma para que eu me curasse desse medo era enfrentando-o, foi então que eu entrei ao meu banheiro,fechei a porta na chave e apaguei a luz, disse a mim mesma que so sairia do banheiro escuro quando estivesse curada de meu medo. De fato consegui me curar,fiquei no banheiro por quase 40 minutos e percebi que no escuro nada e nem ninguém iria fazer-me mal pois tudo era fruto de meus pensamentos.
  Acredite,os pensamentos contribuem muito para as nossas vidas seja para curar nossos medos ou aumentá-los, geralmente quem tem medo possui muitas dúvidas de como será o novo, no meu caso eu tinha medo do escuro e é porque nunca tinha ficado um bom tempo no escuro foi preciso que eu ficasse no escuro e descobrir que não existe diferença entre o escuro e o claro pois os objetos continuam no mesmo lugar independente se o ambiente está ou não escuro. A única forma de se livrar do medo é controlando seus pensamentos pois eles surgem do nada e arrodeados de dúvidas. Quando eles vierem dissipe-os de sua mente, procure ocupar sua mente para não ter pensamentos repletos de dúvidas e incertezas que só contribuíram para a ampliação do medo em seu ser.
  Quer se livrar do medo ? Você tem que se arriscar, pois agente não pode dizer que não gosta de alguma comida se nunca a experimentamos o mesmo ocorre com o medo, se der uma nova chance pois há medos que são causados por traumas.A minha mãe quando criança sofreu um trauma com um animal de estimação que era uma galinha, minha mãe cresceu mas tinha medo de galinha e o seu medo aumento ate que ela tem medo de todo animal que possui bico ou seja que é uma ave a única forma de minha mãe curar esse medo era enfrentando-o, ou seja se ela se dispor  a tocar em uma galinha pois, ela vai perceber que é um animal dócil e calmo . Por isso que eu digo se você quer curar de qualquer medo, enfrente-o e arrisque-o pois o novo nem sempre é tão ruim quanto aparenta ser. Não alimente pensamentos negativos como os de dúvida, insegurança ou incerteza pois tudo em nossas vidas são oriundos de nossa mente. Quando não produzimos algo podemos atraí-lo,a exemplo da felicidade ou você a produz ou atraí para si, afinal seu pensamento pode ser considerado com um imã de seu corpo,se você tem bons pensamentos atrairá positividades além de felicidade.Tenha consciência   que a felicidade só depende exclusivamente de você, pois você é o único responsável por sua felicidade e conquistas.


Jéssica S. Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!