ACESSIBILIDADE NAS BIBLIOTECAS

 

 
Pode-se dizer que essa notícia é uma benção pois biblioteca é algo essencial e para as pessoas com alguma deficiência se torna um desafio a começar pelas estantes, tem livro que eu não alcanço é porque não sou baixinha pois tenho 1,72 de altura e mesmo assim tem que livro que a pessoa tem que pular para pegar, sem falar dependendo da biblioteca pois se for um prédio a pessoa tem que subir pelas escadas pois nem toda biblioteca tem elevador ate aí tudo bem mas quem é portador de alguma deficiência física não consegue, outro lugar que precisa mudar é o supermercado  pois para pegar algum produto em prateleiras altas fica impossível para algumas  pessoas, outra coisa que eu acho errado o caixa de supermercado eu sinceramente acho estreito para alguém que é cadeirante, o mesmo ocorre com os corredores no supermercado que ao meu ver é estreito, para quem não possui deficiência está tudo bom e perfeito mas para quem possui se prejudica, esses estabelecimentos tem que ter acessibilidade para todos afinal no mundo nem todo mundo é igual .          
  Sem falar nos deficientes visuais que esses sim também merece atenção pois fica impossível ler um livro que não seja em Braile. O Brasil só vai crescer completamente no dia que investir na educação respeitando questões como a mobilidade, pois tem escola que não está preparada para receber pessoas com certas deficiências além como estabelecimentos essenciais que  são os supermercados,bibliotecas e muitos outros que para isso requer fiscalização a exemplo de um shopping pois se ele quer ter mais lucro tem que dar acessibilidade a todos.

Link da reportagem abaixo:
http://www.livrosepessoas.com/2011/07/21/bibliotecas-poderao-ser-obrigadas-a-se-preparar-para-deficientes-visuais/

Bibliotecas poderão ser obrigadas a se preparar para deficientes visuais


Tramita na Câmara o Projeto de Lei que obriga livrarias e bibliotecas públicas ou privadas a providenciar meios de acesso aos seus acervos para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Publicado originalmente por Rafael Bonfim na Gazeta do Povo

stock.xchng /

Além disso, esses estabelecimentos deverão dispor de pelo menos um exemplar impresso em braile para cada título do seu acervo. Para as pessoas com deficiência que, por qualquer razão, não puderem realizar a leitura em braile, a biblioteca deverá dispor de arquivo em áudio do título desejado, ou então de funcionário capaz de ler o texto.
Esse projeto me chamou a atenção por diversos motivos, mas o principal deles é o fato dele quebrar um paradigma. O senso comum descuidado iria imediatamente apelar para o fato de que garantir acesso ao deficiente visual a uma biblioteca pode parecer estranho. Cuidado. É o mesmo julgamento prematuro que diz que um deficiente auditivo não dança.

A lei como um todo garante um acesso mais amplo, atendendo a demandas de pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais e auditivos, mas eu vou me ater à acessibilidade relacionada à visão.
Conforme a proposta, o arquivo em áudio da biblioteca deverá contar com fones de ouvido, para prover acesso efetivo ao livro desejado. Para o caso de retirada do arquivo em áudio para sua execução em local diverso, deverão ser disponibilizados CD ou mídia equivalente compatível com os computadores domésticos.
Os arquivos em áudio deverão ser protegidos contra cópias não permitidas. Em caso de disponibilização de funcionário para a leitura do material desejado, a biblioteca deverá disponibilizar espaço reservado, de modo que a leitura em voz alta não atrapalhe as demais pessoas que utilizam o espaço.

Essa notícia me fez lembrar uma outra matéria, que li na Gazeta mesmo, comentando o uso de aparelhos MP3 para impulsionar a leitura entre deficientes visuais. E esse empurrão é bastante significativo, fazendo com que eles leiam quase nove vezes mais do que a média nacional. O brasileiro alfabetizado lê, em média 1,3 livro por ano, enquanto deficientes visuais, com o apoio da tecnologia do audiolivro lêem cerca de 9 obras anualmente.
Guilherme Voitch, o jornalista que assina MP3 ajuda deficiente visual a ler mais , conta um pouco da história de Judith, uma comerciante que recebe livros da Fundação Dorina Nowill, uma instituição de destaque, com atuação nacional, voltada aos mais diversos focos de ação relacionados à deficiência visual.
Há ainda outros dados bastante interessantes na matéria. Vou citar um pouco dela, pegando as palavras do Guilherme emprestadas:
___________
A Dorina Nowill tem um acervo de 30 mil obras em formato digital e 2 mil leitores cadastrados e ativos. Ainda é pouco. As estimativas dão conta de que 3,5 milhões tenham deficiência visual no Brasil.
De acordo com Sílvia, menos de 20% dessas pessoas foram alfabetizadas em braile. Na verdade há um espaço enorme para o crescimento desse setor e uma mídia não substitui a outra. O braile continuará tendo seu espaço no ensino fundamental de crianças com problemas de visão. O livro falado preenche uma necessidade de lazer e de cultura e a próxima etapa é a do livro digital, que traz muita vantagem para trabalhos acadêmicos de deficientes visuais , diz.
________
Inevitavelmente pensei muito na nossa relação com a leitura. O Brasil sempre tem aquela colocação nada triunfante quando o assunto é esse. Escolas, pais, educadores, autores e editoras debatem a origem da nossa cultura da não-leitura e as soluções para ela. A chegada de novas tecnologias pode nos ajudar a voltar a atenção para essa prática de ampliação de consciência milenar?
E qual o papel fundamental da leitura em nossas vidas? A literatura é uma das vias e está lá, em muitos idiomas, nos trazendo milhares de pontos de vista, nos oferecendo chances de discutir dos temas mais escuros aos mais polidos. É uma janela, constantemente aberta.
A motivação que faz com que o deficiente visual leia nove vezes mais que eu vem de onde? É uma simples compensação? Se eu soubesse que perderia a visão, eu iria ler mais? E você?

1 comentários:

  1. Ai muito obrigada! mas se eu te atrapalhar ou qualquer coisa do genero, nao precisa se preocupar com isso não eim! foi só um pedido, eu to tentando divulgar e tals... mas muito obrigada mesmo! adoro seu blog sim sempre que tenho tempo eu leio seus textos ^^
    continue assim...
    beijos
    boa semana :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!