O risco na educação


O risco na educação



 O que seria do mundo sem os professores? Nada existiria pois todo profissional bem sucedido teve a oportunidade de ter professores em sua vida, não existe médico sem professor ou seja não existe nada sem professor.


  Quando pequena eu gostava muito de meus professores, depois na adolescência nem todos me agradavam,hoje na fase adulta eu sou apaixonada por essa profissão e me arrependo amargamente de dizer que “tal professor era chato” pois se não fosse eles eu jamais seria o que estou tentando ser hoje.Aprendi muito não só conteúdos e várias teorias das mais simples as mais complexas mas aprendi com os relatos deles na sala de aula, desde histórias de uma família feliz que deu muito apoio a histórias de pais viciados e agressivos, chorei muito com essas histórias assim como ri bastante, e de cada bronca ou crítica construtiva eu tirei profundo ensinamentos. Hoje sinto muita saudade de meus tempos de colégio, só hoje percebo que meus professores não eram apenas mestres mas amigos,e as vezes ate pais.

  Todo professor corre risco pois a missão deles é nos ensinar, e nem sempre damos alegrias aos nosso professores, me lembro como se fosse hoje, meu professor de química passou dois meses me ensinando um determinado assunto e eu me esforcei muito pois sempre tive bastante dificuldade em química mesmo estudando tanto, quando o professor me falou que eu havia tirado 6 na prova foi uma decepção (pelo o tanto que havia estudado era para ter tirado no mínimo um 7,5, mesmo que 6 não seja tão baixo mais se eu for pensar que não é baixo some 6 a 32 matérias não poderia ficar em recuperação pois teria que estudar para 32 matérias) pois eu havia estudado tanto e nesse dia meu professor foi praticamente meu pai ao me consolar pois ele disse que sabia que eu estudei muito mas que eu não me preocupasse pois conseguiria passar no bimestre, ele me aconselhou e com simples palavras me ensinou que na vida um dia é de alegria e de outros não, que nem sempre eu teria vitórias porém que eu deveria saber superar essas derrotas pois ao superá-las alcançaria as vitórias  (professor bom é o que aconselha e não aquele que dar sempre 1 ponto de participação). Nesse dia meu professor teve uma perca pois eu não havia tirado nota boa mas ele teve um grande ganho pois assimilei bem o conselho que ele me deu.

  O risco que o professor corre é desde as notas baixas dos alunos ate a violência e mesmo assim os professores estão diariamente dentro de sala de aula com a dura missão de nos preparar para a vida e fazer com que conseguimos aprender o conteúdo proposto (e não aqueles que se preocupam em apenas que você passe no vestibular afinal quanto mais aprovados mais a carteira dele agradece), se fomos pensar a profissão de professor tem mais riscos do que lucros pois todo professor trabalha muito, alguns trabalham mais que o próprio corpo é capaz de agüentar mal se tem o direito de faltar trabalho, não se pode descontar a frustração como por exemplo chorar em sala de aula pois o aluno é um ‘público sensível’, uma brincadeira pode gerar traumas e com todo esse ambiente que aparentemente é tranqüilo mas não é,o professor está lá, chova ou faça sol preparando cada criança ou adolescente para o futuro. O professor não se pode deixar abater-se pelos riscos pois o aprendiz interpreta cada atitude do professor, como mesmo diz tem horas que o professor não pode ser apenas uma ser humano pois nós seres humanos erramos e nem isso os professores tem direito, além de simpatia que o professor tem que ter,ele tem que saber praticamente todas as respostas de todas as perguntas pois se ele não souber responder já sai com uma imagem ruim, realmente se existe super herói na Terra podemos dizer que se chama professor pois ele mais serve aos outros do que é servido.

  Devemos usar o professor como exemplo que no meio de tantos riscos seguidos por inúmeras tensões ele literalmente não desiste nunca. quer um exemplo basta um aluno não entender a matéria dada,o aluno responde “professor não entendi” então o professor imediatamente explica tudo com muita calma e simpatia,pergunta ao aluno “você entendeu?” e o aluno continua sem entender,o professor é capaz de repetir a explicação 100 vezes ate que o aluno entenda, e quando depois da aula que o professor fica ate tarde para tirar dúvida, professor é praticamente obrigado a fazer hora extra sem nem querer mas ele faz por puro amor a profissão (ah isso são exceções pois já vi professor mandar você pesquisar no Google). O professor é o maior exemplo de amor pois temos que amar a vida assim como os professores amam ensinar e sem temer a nenhum risco.

  Assim como o professor tenta 100 vezes explicar ao aluno ate que ele aprenda nós temos que tentar 100 vezes se preciso for ate conseguirmos ser felizes ou obter a vitória ( afinal não tem como  dar uma ‘googlada’ na felicidade).Você é o professor de sua vida, então ensine a ela a felicidade se a vida não entendeu, repita a explicação nem que seja 100 vezes pois ela irá entender. Ser feliz depende exclusivamente de você,use o professor como exemplo e não recue diante dos riscos pois eles não são nada perante a felicidade que você terá.


Jéssica S. Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!