O ato unilateral de sentir



O ato unilateral de sentir

   Estava vendo um vídeo no Youtube, qual ele faz menção ao termo “cristão nominal” e ele explica sobre esse termo.
  O que venho percebendo e também penso que em 2012, ao meu ver e não só meu,  mas de várias pessoas e também da ampla espiritualidade qual não se limita e não se tem fronteiras. É um ano muito especial, pelo fato que a cada dia que passa o homem moderno, ele convive com certo poder, devido a acessibilidade, sem dúvida viver atualmente está mais fácil se fomos comparar com períodos anteriores, mas com tanta facilidade o nosso espírito também cobra por um alimento e um acalanto, ate que muitos resolvem se voltar para o Ser superior, qual chamamos de Deus.
 Se tem duas coisas que a meu ver é essencial para a vida, penso que a pessoa que não faz isso ela está praticamente ‘sobrevivendo’. Primeiramente o ser humano deve sim alimentar o seu cérebro, ou seja, buscar conhecimento intelectual não como chave de uma certa superioridade  sobre os demais mas uma forma de ter a mente em atividade e depois ao espírito, ou seja alimentar o nosso espírito seja com a convivência diária e principalmente buscando para si uma força superior por meio da fé e de sentimentos positivos como a esperança e o amor.
  Não estabeleço uma ordem, penso que é falho dizer “primeiro isso ou aquilo”, pois quando estabelecemos uma ordem acabamos dando mais importância em alguns aspectos e a outros não. Então o intelecto e o espírito devem sim está no mesmo patamar de importância e deve ser valorizado diariamente, afinal é muito difícil viver sem estar em harmonia com a mente e o espírito.

 Uma das vias de fé é por meio do cristianismo, menciono sempre a Cristo por dois fatos, um é que o cristianismo ainda é a maior crença do mundo, não gosto do termo religião ou religiosidade, pois soa como ato hierárquico e ate obrigatório, prefiro termos como ideologias ou crenças, para seguir uma ideologia temos que crer e ter uma simpatia, e convenhamos religião nada mais é que uma ideologia e como bem diz o nome, ideologia é um amplo conjunto de idéias. Religião não só envolve sentimentos como fé, amor e devoção, mas envolve também filosofia e muito estudo qual levam ao conhecimento. Depois menciono sempre ao cristianismo, pois é a ideologia principal qual particularmente sigo, porém penso que o ser humano é amplo em sua conjuntura. Alguns seguem apenas ao cristianismo outros seguem outras vertentes como, por exemplo, a Seicho-No-Ie qual também tem princípios cristãos inclusive refere-se a Deus e valoriza a figura de Cristo, assim como a Umbanda, o Kardecismo e outras vertentes filosóficas, que por sinal vem muito acrescentar a todos nós.
  Penso que para uma verdadeira harmonia, o ser humano deveria estudar cada uma dessas filosofias pois é como sempre digo não existe cultura e nem crença superior a outra, quanto mais conhecemos esses dois aspectos mais sábios nos tornamos e o principal mas em harmonia vivemos.
  Uma coisa que eu amo no Catolicismo e confesso que acho lindo, é a valorização da Mãe Maria, isso é um ato que deveríamos valorizar afinal é uma sábia mulher e o principal uma mãe. Devemos valorizar todas as mães e com toda certeza valorizar Maria também não só por sua sabedoria, mas por sua amorosidade e bondade, outro fato que admiro são as novenas e o terço, ate porque reconheço o poder de tal afinal são alimentos também de fé.
  No Kardecismo, a valorização é sobre a questão quando se fala em reencarnação, existem inúmeros pontos a ser valorizados eu cito apenas alguns pois é impossível citar a todos. Por meio da reencarnação eu pude compreender traumas que eu tenho hoje inclusive partes de alguns de meus comportamentos, além de oportunidade ímpar de apreender mais sobre mim mesma e conhecer outras pessoas que me ensinaram muito.
  No Protestantismo é  a valorização qual eu admiro muito, é o respeito a bíblia ou palavra de Deus, de fato é algo que eu aprendi foi ler a bíblia diariamente e a importância de estabelecer sempre um dialogo com Deus por meio da oração e o ato de louvar a Deus afinal, sem Deus não somos nada.
 No Holisticismo eu aprendi diversas coisas como por exemplo o conhecimento principal que nós estamos cercados de seres, amigos espirituais de diversas dimensões, aprendi sobre o conhecimento de tal e principalmente a valorização do amor, da vida e a comunhão do ser humano com o mais amplo universo qual estamos inseridos.
  Na Umbanda aprendi o respeito pela natureza, pelo simples, e o principal, o respeito, nunca fui a um ‘templo’ umbandista por falta de oportunidade, mas já li sobre o tema e reconheço sim a importância dessa vertente, não so em se falar em cultura mas em humanização, sou extremamente grata por essa vertente e confesso que a vida me ensinou a admirar e a gostar desse campo não so espiritual mas também quando se fala em conhecimento.
  Na Seicho-No-Ie, aprendi a valorização do pensar, aprendi também não só a valorização de um Deus superior mas que o nosso pensamento deve sim ser valorizado afinal ele é via de captação tanto positiva quanto negativa.
  Ainda não conheço o Judaísmo, Hinduísmo, nem o Islamismo, pois ainda não tive a oportunidade. Quanto mais estamos aptos para conhecer outras crenças e também culturas aderimos não só amor pelo próximo, mas por nós mesmo e o principal por Deus, pois por mais amplo que o nosso planeta seja pois é muito lindo essa multiplicidade sabemos que Deus e o seu amor são único.
  Não importa qual sua vertente filosófica, ou ideológica (religiosidade) afinal se você segue os princípios dela e ela trás uma harmonia não so intelectual mas espiritual, com toda certeza prova que é sim necessário seguir certa vertente.
 Penso que, na vida existe um conhecimento comum, ou seja um ponto comum onde todos nós independentes das mais amplas filosofias e conhecimentos nos encontramos, e esse ponto comum é que todos os seres humanos querer viver em plena harmonia e obviamente uma vida não so harmoniosa mas repleta de amor, porém para isso temos que trabalhar para tal feito, afinal so tem amor aquele que também estabelece uma troca de amor com outros indivíduos.
  Atualmente temos a necessidade de sermos amados e valorizados porém temos que ser conscientes e saber que  mais puro amor está em nosso ser superior, está em Deus.
 Qual esse sim é muito superior as nossas filosofias e ideologias, ate porque é ele que nos inspira e nos dar as diretrizes para tal feito.
  É so perceber como sentimos bem em elevar o pensamento a deus e estabelecer um diálogo com ele, então se você quer uma vida harmoniosa, sentir deus ao seu lado, é simples busque-o...
  Não basta dizer que você crer em Deus, ate porque a fé sem o sentir é mesmo que olhar e não ver nada, é como ter olhos e não poder enxergar.
  Busque essa harmonia com a sua espiritualidade, por meio de sentir... Ate porque a nossa vida é repleta por sentimentos, e são os bons sentimentos que nos  tornam mais ativos e felizes.
  Então você já sentiu Deus hoje? Se ainda não, é simples, pense nele e diga o quanto você o ama, afinal ele é essencial para todos nós. Não importa qual a denominação que você dar para Deus, pode ser Jesus, pode ser Buda, ate mesmo Gandhi pois entendo que o amor é a mais perfeita representação de Deus contanto que você faça o bem e amem a todos aqueles que estão ao seu lado, afinal Deus não é só o ato de crer mas o de amar também.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!