7 dicas para entender um livro ou capítulo difícil


Se você precisa ler o mesmo parágrafo ou página várias vezes para conseguir entender, siga essas dicas

Todos nós já nos deparamos com capítulos ou livros que simplesmente não conseguimos compreender. Há muitas razões para isso: talvez o assunto do texto é muito cansativo, ou a matéria é muito além de nosso conhecimento intelectual ou pode ser até mesmo que o próprio escritor tenha dificuldades para explicar o assunto.

Confira as dicas para entender todas as suas leituras:

1) Leia os subtítulos

A maioria dos livros ou capítulos segue uma linha de raciocino específica para explicar seus tópicos, seja uma linha do tempo ou a simples evolução das idéias do autor. Olhe os subtítulos e o sumário e tente mentalizar essa progressão na hora da leitura para não se perder.

2) Leia a introdução e reflita

Todos os livros de não ficção ou artigos terão uma seção introdutória que expõe os pontos principais do livro. Leia essa seção com concentração, pense e absorva as informações novas. Se necessário, faça anotações e fichas para cada conteúdo.

3) Leia o sumário ou resumo

O resumo no fim de um capítulo ou livro serve para reafirmar os pontos que foram mencionados na introdução. (Se eles não fazem isso, então esse livro é realmente difícil de entender). O reforço desses tópicos pode oferecer material em mais profundidade ou de um ponto de vista diferente. Faça com essa sessão o mesmo que fez com a introdução.

4) Fique atento com listas

Sempre procure por palavras que digam que uma lista está a caminho. Na maioria das vezes, as listas não vêm na forma de tópicos, mas no corpo do texto. Se você vir um trecho como esse: “Houve três principais efeitos decorrentes desse evento, e todos eles impactaram o clima político…”, ou algo similar, você pode ter certeza de que uma lista virá em seguida. Os efeitos serão listados, mas eles podem estar separados por muitos parágrafos, páginas ou até capítulos. Procure achá-los e anotá-los.

5) Use o dicionário

Muitos livros técnicos ou até mesmo históricos possuem palavras que não utilizamos em nosso cotidiano e nos parecem estranhas. Algumas podem ser compreendidas por conta do contexto, porém, existem algumas que fazem toda a diferença para a compreensão do material. Fique com um dicionário por perto e não se esqueça de anotar as palavras novas.

6) Revisão dos pontos principais

As anotações que você fez na introdução, sumário e desenvolvimento do texto irão ajudá-lo a compreender o material completo depois de toda leitura. Você conseguirá lembrar-se de tópicos mais complicados e como você os entendeu quando leu pela primeira vez.

7) Use material de apoio

Muitos livros são tão difíceis que outros livros foram escritos para interpretá-los. Aproveite esses materiais de apoio para aquilo que você realmente não entende, ou para uma leitura crítica do conteúdo.

Fonte:  Livros 

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!