O sexismo na igreja



 O  sexismo na igreja

  Sabemos que o mundo ainda é bem machista e na igreja então não poderia ser diferente, afinal igreja está no contexto desse “mundo”.
  Eu discordo de algumas coisas do antigo evangelho, como a exemplo eu não consigo aceitar que primeiro Deus criou Adão sentiu pena porque ele estava sozinho e criou Eva, se Deus fez isso então machismo também é divino. Acredito no evolucionismo e quem discordar de mim, sinta-se a vontade para comentar. Acredito na evolução das espécies desde que me entendo por gente, meus pais tentaram fazerem com que eu engolisse Adão e Eva, mas foi uma atitude bem frustrada.
  Depois de adulta então minha visão com esse assunto piorou. O que eu percebo é quanto sexismo existe dentro da religião. Vou me delimitar nas três maiores religiões que é o catolicismo, protestantismo e islamismo, irei o mostrar que sexismo excessivo.

  No catolicismo por ter a visão de Maria, que ,Maria é uma mulher santa ocorre o que chamamos de Marianismo ou seja todas as mulheres deveriam seguir aos moldes de Maria, não é a toa que o sexo é so para a reprodução pois Maria engravidou de Cristo sem precisar do ato sexual, lógico ele concedeu o filho de Deus seria estranho se ele viesse de forma tão carnal mas a igreja usou isso por milênios para subjugar as mulheres. Antigamente o ato sexual era o pior ato de subjugação, a mulher não podia se mexer e tudo era feita com uma longa camisola que tinha apenas uma abertura na altura do órgão sexual da mulher, então contato de “pele com pele” para época era vista como demoníaco, além de obvio mulher não podia receber visitas, mulher se resumia a cozinha ou seja mulher não vivia pois se eu for listar o que a mulher não podia fazer irei escrever um livro.
  Ate que chegou a inquisição, a maioria das pessoas mortas eram mulheres e ainda tem filho da mãe que vem dizer que a inquisição é culpa dos hereges... isso é o que a igreja diz, lógico é essa é uma das bilhões de mentiras contadas e o pior que as pessoas acreditam. Nos dias atuais, lógico a perseguição continua, pois anticoncepcional ainda é um “pecado”. Sem falar que muitos culpabilizam quando a mulher é estuprada, afinal quem manda ela andar no escuro? (lamentável, mas essa é a desculpa que muitos dão) Óbvio por acaso tem verba suficiente para iluminação pública? É fácil culpar os outros não é a mãe nem a filha da gente!
   Ate os dias de hoje existe uma série de restrições para as mulheres, porém muitas, desculpa dizer, mas são sonsas, pois a igreja prega que deve se casar virgem e a média da primeira relação sexual é de 16 anos. Eu concordo que a pessoa se case virgem mas por escolha dela e não por obrigação dogmática, se a pessoa quer ótimo, é um direito dela e se a pessoa não quer também é outro direito.
  O protestantismo dos piores esse é o menos ruim, eu não consigo entender isso de mulher está ao lado homem, por que a mulher não pode está no mesmo patamar que o homem? O cérebro é o mesmo, se a pessoa tem conhecimento tem mais é que usá-lo não importa o gênero. Em uma conferencia alguns lideres evangélicos alegaram que Deus escolheu o homem, engraçado eu não encontrei na bíblia que so homens podem liderar ministérios...  Sinceramente ainda tem pessoa que acreditam nesse monte de mentiras? Quanta distorção do evangelho e é porque são um dos melhores pastores do mundo (clique aqui para ler sobre a conferência que discutiu sobre esse tema) imagina os piores, deve está pregando a caça as bruxas.
  Logicamente tem muitas mulheres liderando ministério e dou o maior valor, que mania que alguns tem de que “mulher não pode fazer isso ou aquilo” se foi Deus que disse, então ele que me perdoe, pois para mim não existe esse tipo de limitação, a prova disso está ai a nossa presidente é uma mulher. Que por sinal o governo dela está bem melhor do que o de Lula, eu não votei nela, pois votei em Marina (eu sei que voto é secreto mas não tenho nenhuma vergonha em dizer quem eu votei) que também é uma mulher, mas tenho que dizer entre Dilma e Lula, prefiro Dilma e é porque eu discordo da ideologia do PT (sou apartidária).
  E para finalizar o Islamismo esse eu nem preciso detalhar muito, pois basta você pesquisar um pouquinho e verá o que é limitação. Me lembro que gerou uma polemica grandiosa pois proibiram o uso da burca na França coisa que eu concordo. Quando a  gente que é mulher viaja para um país islâmico  temos que usar véu e as vezes ate burca dependendo das leis do país, então se a gente tem que se adequar aos costumes dele pois somos obrigados se não nossa entrada é negada no país, por que eles não podem se adequar as nossas leis? Sem falar que burca é sim um verdadeiro instrumento de tortura. Se no Brasil que é menos quente que em muitos países que o uso da burca é obrigatório, a gente já reclama do calor e é porque usamos roupas mais leves. Imagine em uma país extremamente quente onde a mulher é obrigada a andar com maquiagem, ter cabelo longo e usar esse tipo de vestuário?
  Não tem coisa pior do que ter que usar maquiagem em um dia excessivamente quente e ainda por cima vir com uma burca de brinde, sem falar nas regras de casamento e nas mutilações que muitas sofrem no órgão genital ,a exemplo da extração do clitóris.
  O  machismo talvez ate tenha diminuído porem a violência continua excessiva, a igreja é um lugar que pelo menos deveria ser igualitária e não um lugar sexista que põe delimitações. Não penso que Deus tem preferências de gêneros, o que Deus quer é que dentro de um casamento tenha igualdade que ambos se dediquem e não quer apenas a mulher seja “um alicerce”, ate porque quem precisa de coluna e alicerce é prédio e não ser humano.
                                                                                                                                          
Jéssica Cavalcante




Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!