Resenha do Livro Nas fronteiras do Islã




Essa postagem é de mais uma resenha, na verdade uma de minhas metas para 2012 é ter pelo menos uma resenha de livro por semana, aqui no Espiritualidade e Mensagens, lógico que irá depender de como estará minha vida na universidade, afinal eu tenho provas e que para variar exige muita leitura, mas por semana terá um resenha não importa o que aconteça,  devido também as parcerias e também estou lendo com bem mais freqüência, do que ano passado.
  Lembrando que para facilitar a vida de vocês no final de cada resenha terá as informações do livro, como preço, páginas além que irei dar uma nota de zero a dez e comentar se o livro pesa mil toneladas ou é de fácil portabilidade. Eu facilito muito a vida de vocês, pois eu nunca vi esse tipo de descrição em nenhum blog, mas para economizar tempo, afinal vocês também são ocupados irei concentrar mais informações em cada postagem.
  Ao menos em 2012 minha vida literária será agitada. Mediante isso trago mais uma resenha... É de um livro muito especial. Então vamos a resenha...


Resenha do Livro Nas fronteiras do Islã


  Esse livro eu praticamente tive um caso de amor, sabe namoro que fica no ciclo vicioso de acaba e volta? Pois é, foi assim que aconteceu entre eu e esse livro. Para se ter ideia eu comecei a ler esse livro no final de novembro de 2011 e lógico como eu sou muito burra, o que acontece nessas data? Final de período, então juntou uma bagunça de provas, seminários, projeto de pesquisa e logo depois, surgiu que  eu tive que começar estudar direito previdenciário para um concurso publico. Com essa vida lotada ate o pescoço, eu fiquei sem tempo para ler esse livro, cheguei a ler três capítulos dele em 2011, mas tive que parar.

   Depois ainda tinha o concurso e outros livros na frente para ler, portanto vim concluir tudo só agora .
  Faz muito tempo que tenho ele, minha mãe comprou e leu (deixando bem claro esse não é livro da parceria), ela gostou muito do livro e um belo dia eu estava procurando algo interessante para ler, então o achei na estante do escritório, ate que foi amor a primeira vista.
  Uma de minhas vontades é fazer uma viagem para países islâmicos, obviamente por amar Geopolítica, eu quero muito conhecer países que ainda são ou já foram ditaduras. Então quando vi esse livro, imediatamente vi essa oportunidade, porém registrada em palavras.
 Esse livro nada mais é que um relato de um jornalista que viaja para esses países, com intuito de fazer um documentário. O livro tem diversos momentos, alguns você irá rir, outros você irá ter medo, outros você irá revisar ou aprender, pois eu revisei muito das aulas que eu tive com Geopolítica, passei os 3 anos do Ensino Médio tendo uma matéria específica para Geopolítica (nem todo os colégios tem mas o meu tinha) e isso me ajudou muito, pois o que eu sei hoje devo bastante aos meus professores e amigos. Nesse livro você também irá aprender, pois ele também conta um pouco da história de cada país que ele visitou, conta história de alguns monumentos... É muito legal.
  O enredo desse livro é uma verdadeira mistura, pois ele não separa, ao contrário, mistura tudo e na mesma hora que ele conta como foi o desembarque em determinado país, ele logo em seguida (só pula para o paragrafo seguinte) ele começa falar de geopolítica, comentando a politica e economia de um país, depois muda novamente, comenta a historia desse país, enfim fica nisso o tempo todo.

  Tem momento que você se pergunta “Ele estava falando do aeroporto e agora já está falando da história de um país?”. Realmente tem momento que você estranha, então é um livro que se você for ler cansado, talvez não goste muito.
  Tinha dias que eu estava cansada, quando ele começava a falar da historia do país que muitas vezes eu já conhecia, então eu dizia: “Lá vem a mesma ladainha”, porém depois ele mudava e falava da burocracia de alguns aeroportos, que fica bem a dica, pois alguns aeroportos são extremamente burocráticos.
  Quem pretende viajar para esses lugares é uma dica e tanto, pois eu não sabia que era extremamente burocrático, e que exigia tanta documentação. Ele também fala de como proceder em países que não permite que fotografe e nem filme os cidadãos que moram nessa “pátria”, principalmente se for mulher, ele também comenta sobre a logística, além de analisar pontes. Tem um país que é crime fotografar ou filmar pontes.
  É um guia e tanto, emocionante, as partes que são cansativas são quando ele fica falando da historia, economia e geopolítica pois quando a gente já conhece fica chato ter que ler tudo de novo, mas quem ainda não conhece é uma oportunidade e tanto, pois  geopolítica é incrível!
 Além de fazer você amar o país que mora, agora eu confesso amo o Brasil, pois aqui somos livres para ter a religião que quisermos, coisa que nem todo lugar é assim.
  Bom a edição que eu tenho em casa, é extremamente pesada... Ta bom não vou exagerar! Os livros da faculdade é pior, mas esse livro é pesado, senti o peso dele quando eu coloquei na bolsa e vi o quanto que pesou. Nesse quesito é ruim pois convenhamos carregar peso, ninguém merece.
  É um livro que chama muita atenção pela capa, particularmente a capa dele é muito bonita. Dentro do livro, na metade, tem umas 10 a 15 páginas de imagens com fotos desses países e vou confessar que as fotos são lindas. A vontade que dar é de mandar ampliar todas.
 O livro chama atenção, pois o título é bem sugestivo. O pessoal que estuda comigo fez elogio, ao menos pelo título.
  É um livro que eu recomendo comprar, você não vai jogar ‘dinheiro fora’, porém só compre se você gosta de geopolítica, economia e historia, pois o autor fala o tempo todo desses assuntos. Além de você tem que ter curiosidade sobre essa temática, pois se você tem aversão ao islamismo, então eu digo “Fuja, ele não é para você!”. Você irá odiar mais ainda, já que muitos países não tem a liberdade religiosa, ou seja as pessoas tem que obedecer ao que o estado manda.
  O bom é que ele dar uma dica, nesses países nunca tire seu passaporte do bolso, pois você pode ser preso, afinal os militares odeiam turistas, como temos que falar inglês. Então para eles todos nós somos inimigos, porém com o passaporte é a única forma de provar a sua nacionalidade.
  Vale também conhecer um pouco das leis desses países, em alguns, mulheres são obrigadas a usar burca e véu, dependendo da localização.
  De nota, eu dou 9,5; só não dou 10, pois o autor fez muito o uso da historia então para mim, parecia minha mãe dizendo “Você entendeu?”, mas para quem quer conhecer mais sobre o tema, é uma aula excelente.
  O livro seria perfeito se fosse apenas com o relato e geopolítica, ai sim eu daria nota mil... Livro é igual a estado de espírito, talvez alguns irão amar, pois amam história, mas eu prefiro geopolítica do que história.

  Seguem as informações do livro:

Título: Nas Fronteiras do Islã
Autor: Sérgio Túlio Caldas
Páginas: 290
Editora: Record
Ano: 2002
Estilo: Turismo e Guia de viagens
Preço: R$ 32,90

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!