Resenha do Livro ‘Para Que Serve Deus?’


  
 
Resenha do Livro ‘Para Que Serve Deus?’

 
 Essa postagem é de mais uma resenha, porém de um livro muito especial que eu li, que se chama “Para que serve Deus?” do escritor que eu sou super fã, digo com todo carinho e  admiração: “Eu quero ser assim quando eu crescer”, o nome dele é o Philip Yancey.
  Os livros de Philip são incríveis, ele é do tipo de cristão que tem uma visão de mundo bem especial, se as pessoas pensassem igual a Philip, tenho certeza absoluta que esse planeta seria bem melhor. Depois dessa minha demonstração de fã, vamos a resenha.
  Quando eu vi esse titulo “Para que serve Deus?”, eu fiquei pensando: “Ora, Deus serve para nos instruir, mostrar como viver nesse planeta, nos encaminhar para o melhor caminho...”, porém pensa que Deus serve só para isso? Pois, estamos bem enganados, Deus serve para muito mais, como por exemplo: Deus é a maior força que pode existir nesse universo, sem sombra de dúvidas ele é o principal motivo, pelo qual a nossa vida, muitas das vezes toma rumos que se quer imaginamos - que um dia poderia acontecer, sem falar que ele sem duvidas é o principal consolo no meio da guerra, seja ela em seu sentido literal da palavra ou das tantas dificuldades que encontramos diariamente, é justamente sobre isso que o livro “Para que serve Deus ?”  trás consigo.
  Ele é composto por 10 capítulos, por sinal 10 capítulos muito bem escritos e que ao menos para mim 10 capítulos equivalem a 10 livros. Sem dúvida, se um dia eu me perder numa ilha quero ter esse livro ao meu lado... A gente pensa que tem dificuldade, quanto engano! Dificuldade é o que existe ao redor  desse mundo.
  Ao ler esse livro, tive bilhões de ideias do que escrever nessa resenha, pois não sei como transferir para palavras tudo que vivi nesse livro, além de experiência de vida, aprendi muito mais de Deus e sim, me frustrei, afinal por que danado o ser humano não sabe interpretar o que Deus disse?  Deus é amor, ele ama a gente e não, ele nunca abandona o filho.
  Nos 10 capítulos, na verdade são 10 destinos, 10 lugares bem diferentes um do outro, algumas culturas um tanto polêmicas, pois nesses capítulos Philip além de falar desses lugares com um pouco da cultura, historia, constituição política de cada lugar, bem como conflitos sociais vividos. Ele também mostra as palestras que ele apresentou em cada um desses lugares, sem dúvidas... Palestras  bem mais significativas que a palavra ‘especial’ trás consigo, pois além de serem para pessoas que por sinal todas passavam por momentos um tanto que critico, é de imenso prazer poder ouvir tamanha sabedoria das palavras santas deixadas por Deus aqui na Terra.
  Na capa de cada capítulo tem uma imagem, na verdade um desenho, que é bem atrativo aos olhos.

  Segue abaixo a listinha dos destinos de cada capítulo:

1-) Virginia Tech, abril de 2007
2-) China, março de 2004
3-) Green Lake,  agosto de 2004
4-)Cambrigde, agosto de 2008
5-) Faculdade bíblica, abril de 2007
6-) África do Sul, março de 2009
7-) Menphis, novembro de 2008
8-) Oriente Médio, janeiro de 2009
9-) Chicago, agosto de 2003
10-) Mumbai, novembro de 2008

  Bem, logo na introdução já me identifiquei com o livro, pois Philip fala sobre a religiosidade e porque com o tempo, muitas pessoas tem se desprendendo da religiosidade, alguns preferem confessar a fé longe de tantos rótulos, depois ele comenta sobre o acidente que ele sofreu e como Deus mais uma vez obrou um de seus tantos milagres.

  Dos capítulos que eu mais gostei foi:


1-) Virginia Tech, abril de 2007

   Bem esse capítulo conta a historia que Philip,  digamos, foi  fazer uma palestra para pessoas vitimas do massacre que houve na escola/faculdade técnica de Virginia, pois bem, me lembrou muito a escola que sofreu um massacre no ano de 2011, no Realengo (Rio de Janeiro), aqui no Brasil. Então Philip foi levar uma palavra de fé e conforto para os jovens sobreviventes além de professores, pois lá também um atirador, que por sinal era aluno, cometeu tal massacre. Esse capítulo, além de me fazer relembrar do que houve no Rio de Janeiro, mostrou que no meio da dor inconscientemente somos fortes pois continuamos a confiar em Deus, além de mostrar que devemos lembrar dos que se foram não com saudades, mas com gratidão pela oportunidade de conviver com pessoas tão especiais.

      2-) China, março de 2004

  Esse foi um dos melhores capítulos do livro, bem como já sabemos China é comunista e lá as pessoas são fiscalizadas ate no que acessam na internet, sim lá o tio Google sofre fortes censuras. O país é lindo isso é incontestável, porém ser cristão lá é quase missão impossível.
  Dizer que é cristão em lugares como China e Oriente Médio, acredite realmente a pessoa ama muito a Deus, pois você se torna inimigo do governo, assim como os Estados unidos, que fiscaliza todas as pessoas islâmicas ou mulçumanas, achando que são supostos terroristas, sendo assim inimigos do estado.  Na china também é assim, mas só o fato de você ter uma Bíblia em casa, você já é automaticamente um inimigo do estado.
  Olhando de fora parece ate roteiro para filme, mas não é, pena que é a mais pura realidade. Com essa estou pensando em beijar o chão brasileiro, pois aqui a gente diz o que bem quer, sem correr o risco de perder as nossas cabeças. Mas lá alguém se atreve em dizer: “I love Jesus Christ”?
Ufaa... Empolguei-me com esse capítulo, o governo age assim pois sabe muito bem que sim, religião atrai e “agrada” muito mias que a política,  se a China for maioria religiosa adeus comunismo, adeus estados ateu e viva democracia! Porém a china atualmente vive um sério conflito, pois lá os cristão são  do tipo que seguem a risca o evangelho de Cristo, diferente do Brasil que as pessoas com um comportamento duvidoso dizem ser cristãos. Basta pensar que em terras latinas ser cristão convertido, há sim uma pequena redução de pena, pode perceber todo mundo que é preso no Brasil rapidamente se converte, por que será? Lógico, tem suas exceções, não posso generalizar.
  Em terras chinesas, cristãos são pessoas de comportamento exemplar, não se envolvem com confusões, saem pouco, enfim do jeito que o governo chinês gosta. Muitos professores cristãos agradam ao governo pois ensinam muito bem e o melhor são honestíssimos, esse é o conflito da China ser mais maleável ou não com os cristãos?
  Lá um chinês “puro”- filhos de chineses, é tido como ‘vergonha’ se ele resolver ser cristão. Nesse capitulo conta a historia de um rapaz que resolveu pedir demissão do governo chinês e se assumiu como Cristão, automaticamente ele foi rejeitado pela família.
   Esse capítulo é para se pensar sobre a nossa fé, regalias que temos no Brasil e lembrar que amar a cristo é isso: lutar, não só pela fé, mas pela vida também.


       3-) Green Lake, agosto de 2004

  Nesse capítulo, Philip vai fazer uma palestra para mulheres que se prostituem, nossa aprendi muito com esse capítulo, primeiro por ser mulher e segundo por ver que a prostituição não é a vida fácil e nem glamourosa que algumas prostitutas tanto falam por aí, pela mídia - ao contrário, quanto sofrimento, quanto abuso e quanta dor.
  A maioria das garotas que “comercializam o corpo” sofreram abuso quando criança, ou então a família realmente não tinham recursos, ate que muitas foram vendidas pelos próprios pais. Tem uma parte que Philip diz, as mulheres que estavam ouvindo-o falar: “Vocês tem todo o motivo para odiar os homens, e mesmo assim vocês agem diferente!” e realmente, elas não odeiam os homens, coisa que teriam todo motivo, afinal tamanha violência que elas sofrem.

  Nesse capitulo você aprendi mais uma vez a valorizar o ser humano, afinal por trás de um corpinho bonitinho tem sim muito sofrimento e tamanha violência. Bem com esse capitulo, se eu já era feminista radical agora serei feminista fundamentalista, a realidade é muito pior que um dia eu consegui pensar, não tenho nem palavras para descrever tamanha maldade humana.
  Esse capitulo posso dizer que me impactou muito, agora quando você ver uma prostituta na rua pense mais e veja que, nada é tão fácil quanto parece ser. A gente sempre escuta “vida fácil”, depois de ler esse capítulo estou ate agora me perguntando “cadê a vida fácil? Não encontrei!”, se fácil for ser estuprada com requinte de crueldade e ser espancada ate a morte, pouco me interessa o que é esse conceito de difícil... Mas uma vez a sociedade me matando de vergonha e ensinando que quando a gente pensa que já viu de tudo na vida, é quando descobrimos que nossa experiência não passa de uma criancinha do maternal em relação à grandiosidade desse planeta.

5-) Faculdade Bíblica, abril de 2007

   Esse capítulo me identifiquei ao extremo, pois Philip também passou por uma instituição de ensino, que ensinou tudo mas esqueceu de ensinar quem é Deus de verdade. Essa escola parece muito com um colégio que eu estudei, infelizmente não posso citar o nome, lá era do mesmo jeito dessa faculdade a diferença que ele não era um internato apenas colégio.
  Bem, Philip estudou em uma faculdade, cuja, tinha ensino religioso do tipo extremamente conservador. A bíblia tem 66 livros, nessa faculdade eles tinha um livreto de regras com 66 paginas, ou seja 66 paginas do que não fazer.
  Exemplo andar de mãos dados era motivo para expulsão, sem falar que confundiram Deus com Stalin, ate agora estou procurando na bíblia a parte que Deus é tirano, egoísta e o pior extremamente castigador, logicamente não achei na bíblia, pois Deus é como eu já disse: extremamente paciente e Deus também perdoa.  Só que nessa faculdade confundem Deus com um carrasco, quando penso que já passei por uma instituição assim, tempos que... Graças a Deus passou! O mais legal, é que nesses lugares são extremamente caros e o pior, você paga caro para simplesmente ensinarem errado, pois invés de ensinar, traumatizam.
  Philip tem traumas ate hoje desse lugar, mas ele é convidado para dar palestra, logicamente porque ele é conhecido internacionalmente. Então isso se chama? Nosso querido sistema engolindo sapos, tudo em nome dos status.

6-) África do Sul, março de 2009

  Nossa esse capítulo, só faltou fazer com que beijasse o chão e dissesse: “Brasil, pátria amada eu te amo tanto, não me deixe nunca!”. Jesus, obrigada por nascer no Brasil, pois bem, na África tem seu lado rico e pomposo mas tem seu lado triste e miserável. Vamos por partes
  O lado pomposo é como em todo lugar do mundo, não tem nem graça descrever afinal rico é igual em todo lugar, mas o que muda mesmo é a miserabilidade, lá é bem diferente... Acha que lá o povo tem bolsa- família? Lá é assim, nasceu pobre? Ore muito por um milagre. Eu acho muito difícil conseguirem superar, pois oportunidades são mínimas.
  Na África, tem pessoas que numa semana dorme com 6 homens diferentes pois cada homens ajuda no sustento do lar, alguns não usam preservativo já para contrair a AIDS e morrer mais depressa, pois é muito sofrido viver no meio de tanta fome e pobreza. Porém, as igrejas lá, logico nem todas, mas as exceções, fazem um trabalho muito bonito. Eles atuam no meio dessa luta que é a questão da família, índice de AIDS alarmante e a fome. Ser ONG lá, é missão de super herói, afinal o governo não é como no Brasil.
   Alguns pastores que se destacaram, ao ponto de virarem celebridades, sim, eles são mais queridos do que Madona e Michael Jackson juntos, também pudera, eles doam muito mais que a igreja consegue arrecadar.
  Tem uma parte desse capítulo que me fez pensar muito, foi quando Philip diz que os ‘negros’ (sei que afrodescendente é a terminologia correta, mas no livro estava escrito assim e eu tenho que ser fiel a obra)  tem todo o motivo do mundo para odiar e querer se vingar dos brancos devido a tamanho sofrimento que eles sofreram com o apartheid, porém os ‘negros’ simplesmente “deram a outra face”, sim, por mais ‘branco’ que alguém seja você será bem tratado... Eu estou apaixonada pela simpatia desse povo, que mesmo com tanto sofrimento continuam tratando os outros divinamente bem. Sem duvidas África do sul entrou para minha listinha dos sonhos, quero conhecer esse lugar e trabalhar voluntariamente nesse lugar por algum tempo, quem sabe um dia?
  Nesse capítulo Philip dar uma dica, que realmente se um dia formos à África do Sul, não podemos esquecer de visitar o museu do Apartheid, pela descrição deve ser um lugar incrível e que nos leva a uma profunda e séria reflexão não só sobre a história desse lugar, mas principalmente sobre princípios que devemos ter.

8-) Oriente Médio, janeiro de 2009

  Esse capítulo me fez suspirar e odiar ao mesmo tempo. Suspirar porque também Deus do céu, Dubai, que lugar lindo! Quem pensa que Europa é luxo, se enganou, Dubai é muito mais... Basta lembrar que a diária de um lindo hotel é nada mais que 5 mil dólares, ou seja quanto o assunto é engenharia civil Dubai realmente dar aula, mas quando o assunto é brutalidade Dubai ainda ganha em disparada.
  Lá mulher não tem vez, usa burca/véu. O mais incrível é a mulher vestida da “cabeça aos pés” com a burca e em sua mão ter um iphone, ou seja que contraste! Quem é rico em Dubai deve ser bilionário no Brasil, pois além de tudo ser caro, a cidade se tornou um The New York City. Acho incrível ver as mulheres de burca e terem MC Donalds e toda a porcaria que a gente come no ocidente, porém por mais que eles comam Hambúrguer no MC Donalds, em casa quem continua mandando... É o homem.
  Você escuta mulheres apanhando, e simplesmente não pode fazer nada, além de cara de paisagem, já que lá bater em mulher é quase que uma regra. Sem falar nos casamentos com mais de 4 mulheres. Realmente nascer no Brasil é um privilégio.
  Cristão é perseguido,  tudo que o governo puder fazer para lhe prejudicar acredite ele vai fazer, já que o governo não gosta nenhum pouco de cristãos, apesar que vem aumentando o numero de cristãos e pensa que cristão lá é como os daqui que dorme na igreja? Não mesmo, cristão em Dubai (e outros países do golfo Pérsico)  realmente ama muito a Deus e é super perseverante na fé... Sem dúvidas esse capítulo é uma super aula de fé e perseverança em Deus.

   O livro é incrível, não dar para negar, ele é leve, ou seja portabilidade é excelente, dou nota 10 pela capa, portabilidade, conteúdo, capítulos surpreendentes. Enfim muito bom, uma super experiência além de falar em Deus e testemunhos de milagres, também retrata sobre problemas sociais e geopolítica, que eu tanto amo.

Informações técnicas sobre o livro:


Editora: Mundo Cristão
Autor(a): Philip Yancey
Páginas: 288
Preço: R$ 34,90


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!