SER SINCERO EM RELAÇÃO A VALORES



SER SINCERO EM RELAÇÃO A VALORES


   De que adianta subir na vida se, para isso, você tiver de passar por cima de valores que você sabe serem bons? E se esses valores não forem apenas morais, mas legais, por exemplo, e no futuro toda a sua família tiver de pagar o alto preço de ter o seu padrão de vida modificado e, ainda por cima, tiver de ir visitá-lo na prisão, caso seus delitos em nome da riqueza sejam descobertos e você seja acusado e condenado a pagar por eles?
   Pode parecer meio trágico, mas se você não se orientar por valores, não há a menor chance de ter tranqüilidade na vida. E todos, até mesmo as pessoas que dizemos não terem caráter, sabem quais são os valores corretos. Eles independem de nível social ou intelectual. Roubo, por exemplo, sempre é roubo, seja ele praticado grosseiramente ou com requintado planejamento. Quais os valores sociais que estão sendo transgredidos com o roubo? – Honestidade, justiça, integridade, confiabilidade...
   Seja sincero consigo mesmo e com seus valores. Não viva uma mentira, mantenha a integridade como ser humano. Tenha a coragem para ser a pessoa que deseja ser. Valores dão, não somente coragem, mas também sentido à vida. Eles nos direcionam quanto a ser quem queremos ser e a fazer o que queremos. E isso nos proporciona tranqüilidade.

   A fidelidade a um sistema de valores morais proporciona motivação, ajuda a sustentar a auto-estima, alivia o estresse. Protege contra a hostilidade alheia e angaria amizade. Valores também produzem atitudes apropriadas que criam ordem e rotina em sua vida. Permitindo que você faça melhor uso das  oportunidades e tenha autodisciplina e responsabilidade para atingir metas.
   Se você quiser  saber se os seus valores são bons, identifique, um a um, aqueles que influenciam o seu comportamento e, para cada um deles, pergunte-se se você o transmitiria aos seus filhos. Os que puderem ser transmitidos valem a pena de manter. Os outros são questionáveis, mas isso é você com você. Se quiser fazer esse exercício, utilize a lista de valores como referencial para a sua reflexão.

Valores que influenciam seu comportamento

- Imparcialidade
- Honestidade
- Confiabilidade
- Justiça
- Busca de perfeição
- Compaixão
- Auto- sacrifício
- Integridade
- Humildade
- Lealdade
- fé
- Esperança
- Prudência
- Moderação
- Confiança
- Retidão
- Cortesia
- Paciência

Valores que lhe dão motivação

- Equilíbrio entre trabalho e vida profissional
- Desafio
- Autonomia
- Contato pessoal
- Criatividade
- Boa forma física
- Paz de espírito
- Segurança
- Ajudar os outros
- Variedade de atividade
- Dinheiro
- Poder e status
- Aparência
-Opinião dos outros
- Amigos próximos
- Conquista de metas
- Ser o melhor
- Solidariedade
- Felicidade familiar
- Cuidar de si mesmo
- Satisfação profissional
- Reconhecimento
- Promoção
- Responsabilidade
- Auto-respeito
- Entusiasmo

  Todos esses valores se resumem a duas coisas: cuidar de si e ajudar os outros. Quem dá mais ênfase ao primeiro item e menos ao segundo é egoísta. E quem faz o contrário pode ter problema e perder o controle sobre a própria vida. Pense mais sobre o assunto e encontre o ponto de equilíbrio. Não se esqueça: quais valores você transmitiria aos seus filhos?


FONTE:
LIVRO COMO OBTER O MÁXIMO DE SI MESMO
LAURINDA GRION
EDITORA: MADRAS

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!