VÁ DEVAGAR COM AS VITAMINAS




VÁ DEVAGAR COM AS VITAMINAS


Se vitaminas são benéficas, então quanto mais vitaminas ingerimos melhor, certo? As coisas não funcionam bem assim.
Em alguns casos a dosagem recomendada de uma vitamina já é a quantidade máxima que o nosso corpo é capaz de processar. Em outros, tomar uma dose maior do que nosso corpo é capaz de processar. Em outros, tomar uma dose maior do que a indicada pode ser prejudicial. Você deve se certificar de que seu corpo recebe as vitaminas e os sais minerais de que os seres humanos necessitam, mas deve resistir aos apelos que levam ao consumo excessivo de  “supervitaminas”.

“ Tomar uma quantidade excessiva de uma vitamina ou de um sal mineral pode ser tão perigoso como se privar totalmente desses nutrientes”, diz a Dra. Beverly McCabe-Sellers, professora de nutrição na Escola de Medicina da Universidade de Arkansas. Ela chama a atenção para a importância do mais recente alerta lançado pelo Instituto de Medicina, uma organização sem fins lucrativos associada à Academia Nacional de Ciências , que há décadas tem sido a referência nas discussões  sobre a quantidade de cada nutrientes de que uma pessoa realmente precisa. “ No último de uma série de relatórios  atualizando informações sobre o valor dos nutrientes para os seres humanos, o instituto estabelece os limites – as quantidades máximas que um indivíduo pode ingerir sem o risco de sérios danos à sua saúde –para substâncias como vitamina A, cobre, ferro, manganês e zinco”, Observa a Dra. McCabe- Sellers.
Ela acredita que o relatório precisa ser plenamente difundido entre os consumidores, porque já se cansou de testemunhar casos de vítimas de “ superdosagens” de suplementos vitamínicos que tomaram cinco ou até dez vezes mais do que a quantidade recomendada para determinado nutriente.
“ Embora os homens necessitem de novecentos microgramas de vitamina A por dia, e as mulheres, de setecentos microgramas, alguns suplementos oferecem  até sete mil e quinhentos microgramas numa única dose. Isso é mais do que o dobro do índice que a Academia Nacional de Ciências considera uma perigosa superdosagem.”
A Dra. McCabe-Sellers acrescenta: “ Definitivamente, essa é uma das situações em que o excesso de uma coisa boa se torna prejudicial.”

Médicos do Instituto Dana-Farber de Câncer , em Boston, chegaram à conclusão de que as pessoas que sofrem de câncer e vão além da dosagem diária recomendada de vitaminas e sais minerais podem agravar os efeitos da doença e ver reduzida a eficiência das terapias convencionais de combate ao câncer.



Fonte: Livro Os 100 Segredos das Pessoas Saudáveis
Descobertas simples e úteis dos estudos sobre a saúde
David Niven, Ph.D.
Editora:  SEXTANTE

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!