O outro lado da tendenciosidade dos noticiários.


 


O outro lado da tendenciosidade dos noticiários

  Todos os dias lemos, assistimos ou ate mesmo ouvimos diversas notícias sejam elas em portais, blogs, ate mesmo as redes sociais, Tv, rádio e o “boca-a-boca”. Com isso ficamos sabendo tanto as boas notícias, porém nos tornamos especialistas nas más notícias... Pelo simples fato, como bem diz o ditado popular “Notícia ruim se espalha rápido”.
  Sou super a favor de todos os meios de comunicação, pois sem eles não saberíamos muitas noticias, escândalos governamentais e etc. Porém quando o assunto é interesse politico a mídia nem sempre é tão igualitária, basta reparar nas muitas noticias que são omitidas ou quando a imparcialidade se torna mito e assim ressurge o favoritismo tão bem conhecido por todos. Diante de todos esses fatos, “toda moeda tem dois lados”. As noticias ruins praticamente gravam em nossa memória e parece ficar em “repeat”, noticia ruim nunca esqueceremos e fica o dia inteiro permeando por nossa mente, afinal sempre alguém irá nos lembrar esse fato enquanto as notícias boas nem sempre serão percebida por todos.
  Diariamente tenho aprendido com os jornais sejam o jornalismo informal dos blogs ou ate mesmo o “Boa noite”- com o jornalismo formal dos grandes meios de comunicação.
  Alguns exemplos de vida são mostrados diariamente mas nem sempre percebemos.
  Semana passada, saiu uma noticia de um senhor de seus 86 anos que foi aprovado no vestibular, interpreto essa noticia como uma injeção que “enquanto há vida há esperanças”. Enquanto muitos de nós reclamamos outros simplesmente aproveitam cada segundo e realmente tornam desejos em realidade.

  Outra notícia que me chamou muita atenção foi sobre a USP, que foi reconhecida como uma das 100 melhores universidades do mundo e a melhor da América latina, ultrapassando  ate o ensino superior Argentino que para muitos é visto com qualidade. Basta lembrar que países como Argentina e ate mesmo o tão bem desenvolvido Canadá, Estados Unidos e etc - não existem universidades públicas.
  O ensino brasileiro realmente ainda não é perfeito se comparar com a excelência das universidades francesas, mas também não é o pior de todos... Estamos  caminhando.
  Ano passado ouvi e li muitos comentários maldosos contra a USP e outras UFs brasileiras, poderia dizer que trataria de “dor de cotovelo” de alguns, mas o que torna um ensino de qualidade é o comprometimento do alunado e logicamente a qualidade dos professores. Já vi muito professor sem mestrado e doutorado ensinando em universidade particular, enquanto nas UFs o mínimo aceitável de titulação é o mestrado e em sua maioria já possuem o doutorado, isso é uma exigência das diretrizes das UFs brasileiras e penso que são essas exigências que tornam um ensino superior ao menos “na média”.
  Criticamos sempre, mas também na hora de elogiar vamos ser humildes e reconhecer que há também um lado positivo.
 O jornalismo não é só um entretenimento que nos sentamos na frente da TV ou de outra telinha de apetrechos tecnológicos - para apontar os nossos dedinhos e julgarmos situações sociais, mas também para a gente aprender. No meio de uma superação vamos olhar para a gente e ver que podemos dar o melhor de nós -  em nossas atividades diárias, no meio de uma nova estatística vamos olhar e perceber que realmente tem muito ainda para ser melhorado mas essa mudança não só depende de gestão mas da gente, afinal quantos profissionais so trabalham pensando na remuneração? Onde na verdade deveria existir uma humanização, profissionais perceberam que a vida é muito mais do que o contra-cheque no final do mês. Olharmos para tantas notícias de corrupção e percebemos como é feio querer “subir na vida” à custa do esforço alheio... No meio de tanta lama e sujeira social dar  para se tirar flores e aprender ate com as notícias ruins que ‘convivemos’ diariamente.
 As pessoas se preocupam muito consigo mesmas, estão ocupadas em realizar seus sonhos mas esquecem que vivemos em uma sociedade dependemos uns dos outros... Eu dependo de você eu preciso de você... Precisamos uns dos outros para existir, assim é a vida. Tem horas que nada parece ter sentindo mas no final de tudo a própria natureza nos ensina que para uma ‘evolução’ precisamos do outrem, isso não só se chama sociedade mas sim, VIDA.
  Então vamos olhar com mais sensibilidade e ate mesmo tendo uma visão detalhista, pois muitas vezes a vida nos ensina muito mais do que enciclopédias.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!