Resenha do livro ‘Chico Xavier O homem e o médium’




  Quando recebi em casa à encomenda que a editora Edicei me enviou, fiquei bem feliz, pois quando vi o catálogo dos livros que eles publicam me identifiquei bastante. Então quando desembrulhei e vi que um dos exemplares era o livro Chico Xavier, o homem e o médium, minha alegria duplicou, pois o Chico Xavier é uma personalidade que além de ter sido uma pessoa extremamente divulgada pela mídia, ele é um exemplo de ser humano, conduta, dedicação e principalmente de fé.
  Um dos fatos que me chama bastante atenção nesse livro, é que o escritor é de nacionalidade francesa e ele tem um amor imenso por Chico. Então eu pensei, se ele que é francês tem essa profunda admiração por Chico, então nós brasileiros, temos Chico como um amigo e ate me atrevo em dizer, como um pai.
 O livro todo me chamou a atenção, mesmo já conhecendo a história de Chico, mas esse livro foi uma experiência incrível, pois tem momentos que eu ri muito e outros eu parei e fiquei pensando sobre fatos que Chico passou na vida e os aconselhamentos espirituais que ele recebeu.
  No inicio do livro, a introdução vem trazendo um pouco da história do Espiritismo e logo em seguida o primeiro capítulo é sobre a infância de Chico, já que desde criança ele via espíritos e conversava com eles. Quando criança Chico achava que esses espíritos eram pessoas que moravam no arco-íris, pois sempre apareciam com roupas coloridas.
  Tem uma passagem nesse mesmo capítulo que conta, que  Chico estava escrevendo uma redação, devido a um concurso qual ganhava a Menção Honrosa. O que me chamou muita atenção foi que, enquanto Chico escrevia a redação, ele viu um homem (espírito) ao seu lado ditando o que ele deveria escrever. Então ele se levanta e conta a professora que ele estava vendo um homem, que já havia falecido, a professora pacientemente responde que ele não deveria ficar falando que ver espíritos e explicou que isso era a “voz do pensamento do Chico”, coisa que realmente não era.
  Chico conseguiu vencer o concurso, porém nunca se sentiu vitorioso, já que ele disse, que essa vitória é exclusiva do espírito que ditou para ele, o que deveria escrever. Quando li essa passagem, ri bastante, pois fico imaginando a cara da professora, sem falar que espiritismo na época era visto como algo errado, enfim a igreja condenava e perseguia quem possuía tais dons. Tanto é que diversas vezes o pai de Chico o levava na igreja e pedia ao padre um auxílio, já que ver espíritos era visto como perturbação mental ou “obra demoníaca”.
  Outro fato que ri muito foi quando um amigo do pai de Chico, convida-o para fazer um passeio e acaba levando para uma casa de recursos, na época chamada de casa da “luz vermelha”. Então chegando lá, as mulheres reconheceram Chico e todas se reuniram ao redor dele para fazerem uma prece, ou seja, foram orar com Chico. Com essa também é uma cena cômica, pois o amigo do pai de Chico viu que ele realmente não tinha nenhuma intenção além de auxiliar as pessoas.
  Em seguida um fato bastante curioso se chama a água da paz - Preciso urgentemente pôr em prática -  A mãe de Chico nos instrui a ficar com um pouco de água na boca ate que nossa raiva passe, com isso não iremos falar palavras ofensivas. Creio que se todos nós fizéssemos isso, muito mal seria evitado.
 Teve um fato de uma mulher que Chico psicografou uma receita do Medico Bezerra de Menezes. Essa mulher não teve condições de seguir o que estava na receita, então ela picou a receita em 30 pedaços pequenos, por 30 dias ela fazia uma prece e tomava os pedacinhos com um copo d’água com isso ela obteve a cura.

   A parte do livro que me chama muita atenção é sobre o Livro Parnaso de Além-túmulo, já que Chico psicografou poemas de grandes escritores como Olavo Bilac, cujo gerou muita polêmica, afinal quem ler percebe-se a característica de cada escritor. Esse livro gerou tamanha polêmica e ate hoje gera, pois tive professores de literatura que uns acreditava que realmente foi psicografado, já outros discordavam. Minha opinião é que eu acredito, pois o nível educacional que Chico teve realmente não dava para ele “imitar” um Olavo Bilac (nem muitos de nós, afinal cada autor tem uma característica própria). Então temos que reconhecer que sim. A vida não é só o que podemos ver e graças a Deus, o espírito não morre, pois mesmo após a morte, esses escritores continuavam a presentear a humanidade com tamanha riqueza cultural. Sou suspeita em falar, pois amo os escritos de Olavo Bilac, além de sua polêmica história de vida e saber que um homem tão especial como Chico serviu como ponte, por meio da psicografia, me enche de muita felicidade.
  O destaque do livro, ao menos para mim foi os aconselhamentos de Emmanuel que além de vir com imensa sabedoria, também vem com muita riqueza de alegria.
 “Sim, volte a Pedro Leopoldo e procuremos trabalhar. Você não é um sofrê, mas precisa sofrer para aprender”.
  Chico passou por “maus um bocado”, pois recebeu diversas críticas. Quando não era a igreja era a imprensa. Ate porque para época realmente o espiritismo era uma filosofia pouco divulgada e sabemos que toda essa rejeição ao espiritismo, é devida a tamanha falta de conhecimento já que, hoje temos informação a todo tempo, coisa que antigamente não existia. Ate que Emmanuel aconselha Chico:
  “Somente as pessoas inúteis não tem adversários, e que a crítica não resiste ao silêncio daquele que prossegue”.
  Ou seja, se você é muito criticado é porque você é extremamente útil a sociedade. Porém Chico também tem excelentes aconselhamentos. Certo dia ele aconselhou a um jovem e realmente esse conselho é para a gente gravar na mente, já que devemos levar para o resto de nossas vidas:
“ Você está pensando em fugir da vida, mas esse caminho não vai solucionar o seu problema, porque ninguém consegue fugir da vida”.
  O fato que me encheu de orgulho é saber que a NASA se interessou em “estudar” Chico Xavier, qual enviaram um engenheiro para Uberaba, onde ficou por seis dias estudando a mediunidade de Chico Xavier.
 O que chama muita atenção no livro são as tamanhas obras de caridade que Chico realizou, não  só a psicografia, ou atendimento de consulta fraterna. Chico doava absolutamente tudo que ganhava desde os direitos autorais ate propriedades que as pessoas doavam, assim ele fez por toda sua vida.
  Teve um dia que Chico foi fazer um trabalho de caridade em um presídio, e ele pediu ao diretor do mesmo, que permitisse que Chico abraçasse cada presidiário. O diretor quis convencer Chico que aqueles homens eram de alta periculosidade, já que muitos tinham 200 anos de condenação, mas Chico insistiu e abraçou todos os presos. Isso é muito raro de se ver hoje em dia. Muitas igrejas fazem trabalho em presídios mas quanto ao líder ir e beijar a face de cada detento, realmente é um grande exemplo de amor e muita humildade.
  Com muitas obras de caridade Chico foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, infelizmente ele não conseguiu vencer. O dossiê feito para o prêmio tinha mais de dois milhões de assinaturas.
  Outro fato que me chamou muita atenção é a humildade e tranquilidade de Chico lidar com temas polêmicos, quando ele se apresentou no programa Pinga- Fogo, já que esse programa marcou a história do Espiritismo no Brasil, devido a ampla divulgação e participação brilhante que Chico teve, realmente uma verdadeira lição de confiança e tranqüilidade.
  Chico o tempo todo sempre ressaltava que devemos angariar toda honra e gloria a Cristo, ele sempre tinha como principal objetivo mostrar o amor de Cristo por nós.
  Esse livro sem sombra de duvidas marcou minha vida, pois aprendi muito, ri também com os conselhos do amigo Emmanuel, além de aumentar o meu amor e admiração pelo Cristianismo- espírita.  Se eu já admirava, agora só fez aumentar.
  Quem quer conhecer melhor a vida de Chico Xavier super indico esse livro pela clareza de informações, além de ter sido selecionado com uma excelente  fluidez, melhorando a biografia tão bela de Chico Xavier.
  A nota que eu dou a esse livro, obviamente é 10, pois ri muito, aprendi bastante a exemplo da “água da paz” além que é um livro leve em questão de massa, ele é um livro de excelente portabilidade e clareza em sua edição. Além de que ele é um livro que prende você na leitura, é como se você estivesse presenciando cada momento que o livro descreve com tanto carinho.


Informações técnicas sobre o livro:

Título: Chico Xavier, o homem e o médium
Editora: EDICEI ( Conselho Espírita Internacional)
Autor(a): Mickaël Ponsardin
Páginas: 315
Preço: Houve uma variação de preço, devido as buscas linkadas pelo Google, então o preço está entre 18 á 25 reais, podendo variar conforme o distribuidor


  Quero agradecer a editora Edicei (@EdiceiEditora)  pelo envio desse exemplar e de um exemplar extra para sorteio, com isso o Espiritualidade e Mensagens fará uma postagem de Sorteio.


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!