ÁLCOOL “ FALSOS AMIGOS”


    

ÁLCOOL “ FALSOS AMIGOS”


Fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e utilizar drogas que causam dependência (ás vezes até pílulas para dormir, benzodiazepinas ou tranqüilizantes prescritos pelo médico podem causar dependência se não forem monitorados cuidadosamente) fazem o stress piorar; são hábitos insensatos e devem ser interrompidos ou reduzidos.
Eles são falsos amigos porque trazem a ilusão de alívio temporário, tornando o processo de defesa e de uma adaptação bem sucedida muito mais difícil. Pessoas sob stress às vezes tentam lidar com o problema, tanto deliberadamente quanto inconscientemente, usando esta substâncias para os sintomas que estejam apresentando ou para aguentar a pressão a que estão sendo submetidas.

ÁLCOOL

O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ser prazeroso, mas é um hábito que vicia potencialmente com muitos efeitos súbitos e complicados. Qualquer situação estressante a longo prazo traz o sério risco de eventual dependência alcoólica, o que pode desfazer casamentos, famílias e vida social, carreiras e a saúde ( e lógico, você nunca deve dirigir após beber).
Uma “ unidade” de álcool pode ser definida como sendo o equivalente a meia garrafa de cerveja, uma única taça de vinho ou dose de Martini, ou uma única dose de gim, whisky ou rum. A média dos homens e das mulheres reagirão às unidades de álcool ( os efeitos do álcool) a seguir  verá com as mulheres sendo afetadas com doses menores do que os homens, e os efeitos sendo aumentados por fatores como estômago vazio, cansaço, stress e o rápido consumo.

OS EFEITOS DO ÁLCOOL

Veja agora os efeitos progressivos tanto mentais como físicos, trazidos pelo aumento da quantidade de consumo de álcool.

UNIDADES      EFEITOS

  1-2                 Sensação de bem-estar e relaxamento, mas o tempo de reação notavelmente      
                         Reduzido.

  2-4                 Um pouco de perda da inibição com pouco julgamento. Os acidentes se tornam
                         Mais prováveis.

  3-5                 Notável perda de inibição, com movimentos físicos desajeitados.

  4-7+               Perda de controle físico. Obviamente bêbado, com reações extremas. Acima
                         Deste nível há perda progressiva da consciência em níveis.


RECONHEÇA UMA UNIDADE DE ÁLCOOL

Vários tipos de bebidas contém quantidades diferentes de álcool. Uma unidade de álcool é equivalente a aproximadamente  8-10  gramas de puro álcool.


Um copo de licor =  1 unidade
1 taça pequena de vinho = 1 unidade
garrafa de cerveja ou de sidra = 1 unidade
1 dose de gim, whisky, rum = 1 unidade
1 garrafa padrão de gim, whisky, rum = 30 unidades

AUMENTO DA DEPENDÊNCIA ALCOÓLICA

Os principais sinais que você possa estar desenvolvendo uma dependência alcoólica são:

- Consciência sobre uma compulsão para beber;
- Desenvolvimento de padrão para beber diariamente;
- Beber é prioridade acima de outras atividades;
- Sua tolerância ao álcool muda, normalmente aumenta no início, mas por fim diminui;
- Sintomas repetitivos, após retirada do álcool – náusea, dor de cabeça, nervosismo, tremedeira, suadouros, tensão, agitação, estar “ no limite”;
- Dá alívio ou evita os sintomas de retirada com mais consumo de álcool;
- Um retorno muito rápido das características de dependência após um período de abstinência. Nem todos estes sinais precisam estar presentes, e qualquer um deles pode ocorrer a níveis variados em diferentes pessoas.

BEBENDO SEGURAMENTE

Os níveis seguros para bebida são difíceis de serem definidos precisamente para cada pessoa, e depende de fatores tais como sexo, tamanho corporal e constituição da pessoa. Os níveis são mais baixos para as mulheres do que para os homens.
Qual é o limite sensato? Uma unidade de álcool é o que foi descrito acima, e o conselho médico é que o limite para os homens não seja mais que 21 unidades por semana, e para as mulheres até 14 unidades por semana ( se grávida, o álcool deve ser evitado). As unidades devem ser espalhadas ao longo da semana, com dois ou três dias sem a ingestão de nenhum álcool.
Quanto é demais? Para os homens, 36 unidades ou mais por semana, e para as mulheres 22 unidades ou mais por semana. Vale a pena lembrar que, em média, leva uma hora para o corpo se livrar de uma unidade de álcool. Lembre-se de que o que os outros pedem para beber é irrelevante. Tente encontrar algumas alternativas de bebidas não alcoólicas em situações sociais em que todos estão bebendo alguma coisa.
Um homem que bebe oito unidades ou mais por dia ( 56 em uma semana),ou uma mulher que bebe mais do que cinco unidades por dia ( 35 por semana) esta correndo sério risco de desenvolver um problema relacionado ao álcool.
Pode ser útil para você envolver um parente ou amigo que o apoie e que possa tentar ajudá-lo a manter a resistência para não beber.

DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS

Quando tentar reduzir o seu consumo de álcool, talvez as seguintes dicas lhe sejam úteis, especificamente nas primeiras semanas.

- Reduza a quantidade geral parando de beber em alguns horários específicos, por exemplo, horário do almoço, e faça algo para substituir seu ato de beber.
- Mantenha-se ocupado planeje atividades que o manterão longe das bebidas.
- Evite pensar em bebida e evite ir a lugares onde se consome álcool ou que as pessoas possam oferecer algo para beber que seja alcoólico.
- Planeje ações que vão fazer com que  você não beba para quando você se  deparar com estas situações em especifíco.
- Beba um refrigerante ou suco para matar a sua sede antes de começar a beber algo alcoólico.
- Não passe de mais de uma dose de bebida alcoólica durante qualquer momento em que você estiver bebendo.
- Peça algo para misturar a vinhos, whiskys, rum para aumentar o volume e desta forma diminuir o consumo.
- Evite beber em “ rodadas”, você pode quebrar as regras acima.


FONTE: ISTOÉ
GUIA DA SAÚDE FAMILIAR
EDITOR MÉDICO
DR. TONY SMITH
DK

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!