DEIXE A GLÓRIA PARA OS OUTROS




DEIXE A GLÓRIA PARA OS OUTROS


Algo mágico acontece ao espírito humano, uma sensação de calma nos invade, quando não mais precisamos de toda a atenção voltada para nós e conseguimos deixar a glória para os outros.
Nossa necessidade de excessiva atenção provém do nosso egocentrismo que nos diz: “ Olhe para mim. Sou especial. Minha história é mais interessante que a sua”. É essa voz interior que talvez não saia e diga isso, às claras, mas quer que acreditemos que “ minhas realizações são ligeiramente mais importante que as suas”. O ego é aquela parte de nós que quer ser vista, ouvida, respeitada, considerada especial, freqüentemente à custa de alguém. É aquela parte de nós que interrompe a história que alguém está contando, ou impacientemente espera sua vez de falar para que a conversa e a atenção voltem a girar em torno de nós. Em graus diferentes, quase todos temos este hábito, o que não nos engrandece em nada. Quando você mergulha e recupera a conversa para os seus domínios, diminui sutilmente a alegria que se tem ao partilhar, e ao fazê-lo, aumenta a distância entre você e os outros. Todo mundo perde.
Da próxima vez que alguém lhe contar uma história ou dividir uma realização com você, perceba sua tendência de contar algo a seu próprio respeito, como resposta.
Embora seja um hábito difícil de romper, não só é altamente satisfatório, mas apaziguador, quando nos sentimos capazes de ter a calma confiança de abdicar da necessidade de atenção e, para variar, aproveitar a alegria que existe na glória do outro. Em  vez  de   correr para dizer “ Eu também fiz isso” ou “ adivinhe o que fiz hoje”, morda sua língua e observe o que acontece. Diga apenas “ Que maravilha” ou “ conte mais”, e nada além. A pessoa com quem você está falando terá muito mais prazer e, porque você está mais “ presente”, porque está ouvindo com tanta atenção, ele ou ela não se sentirá competindo com você. O resultado será que esta pessoa se sentirá mais relaxada quando você estiver por perto, fazendo com que ele ou ela se torne mais confiante e mais interessante. Você, também, por sua vez, se sentirá mais relaxado porque não estará permanentemente na ponta da cadeira, aguardando sua vez.
É claro que existem ocasiões em que é absolutamente apropriado trocar experiências, e dividir a glória e a atenção, ao invés de doá-la ao outro. O que estou tratando aqui, é da necessidade compulsiva de arrancá-la dos outros. Ironicamente, quando você abre mão da compulsão de glória, a atenção que costumava extrair as pessoas é substituída  por uma confiança interior que deriva da permissão dada aos outros para aproveitá-la plenamente.



FONTE: LIVRO NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D’ÁGUA...
RICHARD CARLSON,Ph.D
EDITORA: ROCCO


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!