A exploração sobre o outro



A exploração sobre o outro

  Quando me vem a cabeça tudo relacionado a exploração, automaticamente associo ao pensamento “Exploração do homem pelo homem”, do pensador Marx. Não sou adepta de socialismo, comunismo e nem outros “ismos”. Logicamente é sempre bom, ter algum pensamento – ideologia que você se adéqua, mas isso é muito relativo pois penso que cada um é feliz acreditando e seguindo o que bem quer e o que bem entende.
  Tem um pensamento que diz “Você  é livre para fazer o que bem quer mas preso as conseqüências”, penso que esse seria meu lema de vida, ou então o que melhor descreve o livre-arbítrio e o que tanto entendemos como poder de escolha, mas tudo tem um limite e infelizmente a exploração do homem pelo homem está cada vez pior. Quando digo exploração não me refiro ao grande sistema, onde os ‘bem nascidos’ são a supremacia, mas de atitudes de pessoas sejam elas bem nascidas ou não.
   Sempre pensamos que a exploração se remete apenas ao sistema financeiro, acho que essa associação é tão clássica e comum a todos quanto ao hábito de beber água ao acordar. Pena que a exploração não se prende apenas ao sistema financeiro mas a nossa realidade. Quando  pessoas abusam de sua boa vontade, quando pessoas abusam de suas qualidades, quando pessoas jogam todas as responsabilidades para cima de você pois mesmo sabendo que você é capacitado - mas isso não dar o direito de fazer de você como se fosse um saco de areia, que agüenta todos os socos e chutes. Ou então quando as pessoas abusam de sua caridade, de sua amizade, de seus bons sentimentos, de sua confiança, de sua honestidade, de seu afeto e etc. Tudo que acabo de citar são apenas algumas das milhares de formas de exploração, sim nós estamos explorando e sendo explorados.

 O engraçado de tudo, é que as pessoas só falam em salvação ou seja vivem como se o lugar a direita de Deus já tivesse agendado. Nos céus não tem recepcionista que a gente liga e pede para guardar um lugarzinho especial para a gente, cada um deve arcar com suas atitudes. Uma das piores características do ser humano é a intolerância, pois é ela que gera todos os preconceitos e comportamentos ruins, e a vaidade da salvação. Muitos esquecem que não passam de seres humanos, desculpa dizer mas você não está salvo, se Jesus morreu na cruz foi para você poder se arrepender bilhões de vezes a cada vez que pensar, Jesus morreu não foi para garantir seu lugarzinho aos céus e sim para lhe sensibilizar, para quem sabe assim a gente se torne pessoas melhores.
  Para ser bem sincera eu tenho muita piedade das crianças que nascem todos os dias, porque irão encontrar um mundo desigual, intolerante, egoísta, vaidoso, prepotente- logicamente irão encontrar amor, sinceridade, honestidade, sabedoria mas infelizmente poucas pessoas possuem bons sentimentos, tanto é que “poucos serão os escolhidos”. Como diz as tirinhas de Mafalda “Com tantos mundos evoluídos, tinha que nascer justo nesse?”, infelizmente Deus só dar a cruz não é para quem pode carregar mas para quem merece carregá-la.
  Vamos pensar, repensar, pensar de novo sobre como somos para as pessoas, pois querendo ou não - de acordo como você trata e age com as pessoas, você sim poderá ter salvação.
  Salvação não é um ovo de Páscoa que dentro vem uma surpresinha, é algo que se conquista diariamente. Sendo bons para os nossos semelhantes, sendo sinceros, honestos, tratando as pessoas conforme Jesus nos trataria, se alegrando pela vitória alheia, ajudando aos outros e principalmente não explorando as pessoas. Não queira ser esperto, é melhor ser bobo e servir a Cristo do que espertão e servir as maledicências.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!