Resenha do livro Nas Voragens Do Pecado


Resenha do livro Nas Voragens Do Pecado

  Eu não sei o que é me deixa mais feliz, ler um livro que me cativou de uma forma que há muito tempo eu não sentia tanta curiosidade literária, ou conseguir concluir a leitura desse livro, e assim ‘nascendo’ uma resenha?
  Quando terminamos de ler um livro, ficamos alegres - afinal ‘missão cumprida’ e tristes ao mesmo tempo. Acho que nesse caso estou com a sensação de que mais um amigo se foi, porém estou com uma curiosidade desproporcional...

  Quando li a sinopse do livro Nas Voragens do Pecado, fiquei com muita vontade de lê-lo pois ele se passa no episódio histórico - A Noite de São Bartolomeu, fato esse que marcou a história mundial e ate mesmo a minha história como estudante, pois a partir desse fato me fez compreender que a maldade não se limitou apenas a inquisição. Pena que nem todos amam história, talvez se conhecessem  seriam mais humildes e perceberiam que aqueles que tanto falam na santidade foram piores do que monstros.
   A noite de São Bartolomeu, me deixa com profunda dor. Primeiro porque esse é um episodio clássico de tamanho preconceito filosófico, além de que, quando me deparo que a luta de Lutero que nos trouxe algo incrível - o acesso ao verdadeiro evangelho, porém quando percebo o atual evangelho com sua teologia da prosperidade, a sensação que tenho é que toda a luta de Lutero e muitos outros, foi jogada ao lixo. Quantas pessoas morreram para trazer melhorias para todos nós e simplesmente alguns parecem padecer e gostar da ignorância, com esse fanatismo em defesa de líderes errados e tão corruptos quanto energias maléficas? Diante desse pensamento, o livro Nas Voragens do Pecado trás justamente o sangue derramado na Noite de São Bartolomeu, sangue esse que hoje praticamente muitos desconhecem e os que conhecem, parecem pouco se importar. Eu não sei o que é pior o fanatismo ou a ignorância. Creio eu que a ignorância é o pior dos pecados e o pior dos erros mas que infelizmente é um mal que parece não ter fim. Por meio da ignorância Catarina de Médicis autorizou a morte de muitos huguenotes, vulgo ‘hereges’, e todos os que eram luteranos ou a favor de um evangelho honesto. Para ela essa luta era uma ameaça ao poderio da realeza francesa e juntamente a ‘santa’ igreja católica.
  Na noite de São Bartolomeu Ruth-Carolina perde toda sua família, que foi assassinada com requinte de crueldade pelo capitão da fé, o conde Luís Narbonne. Ao passar  um curto prazo de tempo a condessa Otília falece, ela morre de profunda tristeza devido a perda de seu grande amor, Carlos Felipe, irmão de Ruth-Carolina. Diante da perda de sua família e de sua melhor amiga, Ruth-Carolina assume o nome, o título e a riqueza de Otília Louvigny rumo ao plano de vingança contra o Luiz de Narbonne.
  Quando Ruth-Carolina conhece o conde Narbonne, logo o Capitão da fé se apaixona por ela com isso Ruth percebe uma verdadeira oportunidade de se vingar de Narbonne. Ate que um dia eles se casam, se apaixonam um pelo outro. O leitor de Nas voragens do Pecado vai ao delírio e a tristeza, pois a paixão, ou melhor o amor é muito maior que ódio e mais sábio que a vingança. Narbonne se revela um homem incrível, mesmo tendo assassinado em nome da igreja e a mando da Catarina de Médicis, quando ele se ver amando Ruth-Carolina, ele simplesmente muda e se arrepende de tamanho fanatismo, além de seus crimes cometidos a mando da realeza.
  O que mais me chamou atenção nesse livro, é que todas as emoções vividas por Ruth-Carolina o leitor sentirá, no inicio do livro você nutre um sentimento de revolta pois Narbonne matou toda a família de Ruth, porém quando Ruth e Narbonne se apaixonam todo esse sentimento irá mudar. Ate que infelizmente a vida, não é tão linda, por mais amor que tenha uma história nem sempre ela terminará bem. Quando você pensa que a história tomará um rumo, que a nosso ver é óbvio, afinal histórias de amor sempre terminam iguais ou com “Felizes para sempre” ou então em lágrima e a gente se pergunta “Por que Deus, por que a vida tem que ser assim?”. Dessa vez o desfecho é simplesmente curioso, porque o leitor irá se deparar com um desfecho que não é óbvio, que é surpreendente e que você fica com uma sensação e de “E agora o que irá acontecer?”. Não adianta pular os capítulos, para compreender o desfecho do livro tem que lê-lo por inteiro, já que a historia toma um rumo que realmente não era o esperado e quando você finalmente terminar a leitura de Nas Voragens do Pecado se encontrará com muita curiosidade para saber a continuidade, ainda bem que é uma trilogia, agora é só respirar e começar o próximo volume que é O Cavaleiro de Numiers.
  Nas Voragens do Pecado, eu senti raiva de Narbonne, piedade, paixão, medo, e depois vi que o amor e justamente algo surreal, algumas vezes dar medo em outras nos inspira, nunca pensei que essa história tomaria um rumo tão inesperado, tão surpreendente... Nunca pense que sentiria piedade de alguém que era no mínimo para a gente dizer: “Que justiça seja feita”. Quanto a Ruth, a sensação que se tem diante dela é muita piedade já que ela ficou órfã, medo que Catarina a matasse, já que ela foi uma impostora usando o nome e título de Otília e depois muita piedade, pois o amor mais uma vez é um fator que não estava nos planos, ou melhor estava nos planos para a vingança de Ruth ate que do nada tudo se modificou e nos tirou o fôlego, nos deixando apreensivos e curiosos.
  Recomendo Nas Voragens do Pecado, por ter sido uma historia real, no episódio triste e com uma história surpreendente - nunca pensei que fosse de uma forma tão surreal do que eu estava habituada a ler e compreender sobre esse fato.
  O livro merece nota 10 por desafiar minha inteligência e por não seguir o óbvio e 10 por me fazer derramar lágrimas devido a tantos acontecimentos inesperados.
  Durante a leitura de Nas Voragens do Pecado, eu percebi duas músicas que toda vez que eu ouvi-las, irei lembrar-me, Nas Voragens do Pecado.

 A primeira é People Help People, da cantora Birdy


 E a segunda é I’ll Never Forget You



 Ambas músicas tem uma letra linda e com toda certeza trata um pouco sobre amor, medo, vida e logicamente de lágrimas. Chega uma parte do Livro Nas Voragens do Pecado que dar um aperto no coração e é impossível não chorar. As descrições no Livro facilitam toda a sensibilidade. Agora termino essa resenha com o sentimento de saudade, de lamento, pois tudo poderia ter sido tão diferente e de felicidade - como é bom viver emoções incríveis por meio da leitura.

Segue as informações do livro Nas Voragens do Pecado:



Editora: 
FEB
Autor(a): Yvone A. Pereira
 Páginas: 374
Preço: R$ 20,99
Mais informações : No site da FEB, você encontra a sinopse e onde comprar o exemplar desse livro.



Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!