Entrevista com Luís Felipe Tavares, autor do livro Buscar é Preciso


Compartilho com todos vocês a entrevista que o Espiritualidade e Mensagens fez com o escritor Luís Felipe Tavares, autor do livro Buscar é Preciso.


1-) Ao ler o livro Buscar é Preciso, na sinopse eu descobri que era um livro de ficção e como bem diz: “Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”. Diga-me, de onde vem tanta inspiração, pois para mim a sensação que me passa é que foi um acontecimento daqueles que param o Brasil por pelo menos uma semana?

Buscar é PrecisoA intuição sempre esteve presente em minha vida. Quando escrevo me deixo levar por este vento, como pena suspensa no ar. Frequentemente digo que sou o primeiro leitor dos livros que escrevo. Surpreendo-me com a autonomia que os personagens adquirem através do desenrolar da estória; como se tomassem vontade própria. Realmente este romance foi muito intenso, levando apenas três meses para sua conclusão.

Espero que como você muitos venham a apreciar o livro.
Para finalizar, posso dizer que, até onde sei, esta estória é ficcional.


2-) Outro fato que me chamou muita atenção é a riqueza de detalhes no processo investigativo acerca do sumiço de Erick ou Zinho. Você já teve acesso a alguma investigação policial, pois novamente a sensação que passa ao leitor, é de uma bela investigação policial típica quando os delegados dizem: “Está sobre sigilo da justiça”?

Acredito que todo esculápio também, de certa maneira, pode ser considerado um detetive. A investigação faz parte de nosso dia a dia. Deparamo-nos com desafios e buscamos encadear os fatos, sempre visando um desfecho final que nos traga sentido. Lidamos com muitos dramas e posso dizer que nada supera a realidade em termos de densidade. Meu cérebro já, de certa maneira, foi formatado para o suspense.


3-) Em relação ao contexto espiritualista é evidente no livro a doutrina espírita e principalmente a presença da reencarnação e obsessão mediúnica  durante o desenvolver da estória. Você é espírita ou alguém que seja espírita influenciou você para a elaboração dessa estória, pois é de uma riqueza de detalhes, que é incrível?

Tornei-me espírita aos dezoito anos. De lá para os dias atuais tenho me dedicado muito ao estudo das obras de Kardec. De certo os livros psicografados por Chico Xavier e Divaldo Franco também são leitura indispensável para quem deseja se aprofundar nas boas novas descortinadas pelos espíritos.

Quando escrevo um romance busco, dentro da dinâmica apresentada, inserir conteúdos que tragam algum benefício ao leitor.

A reencarnação, ao meu entender, é elo que permite revitalizar o sentido em nossas existências. Sem ela um enorme abismo entre intuição e razão se abriria.

Tenho fé que existe um sentido maior para a existência e também sou homem de ciência. Um dos grandes objetivos de minha vida é buscar compatibilizar os dois domínios, de forma que como homem racional me sinta à vontade com minha fé e como homem de fé não me sinta ferido em minha razão.

Com a reencarnação passamos a enxergar Deus de outra forma. Um Deus bom e amoroso, assim como justo e perfeito.

4-) Percebe-se que você é médico. Ao ler o primeiro capítulo do livro Buscar é Preciso, eu fiquei feliz, pois sou apaixonada pela Neurociência e espiritualidade e por falar nisso, o personagem Emanuel é um profissional da Neurociência. A sua vivência na Medicina, certamente contribuiu para a construção dessa estória. Você poderia me relatar um pouco sobre esse fato?
Sou médico pediatra e atuo já há 20 anos na especialidade. Sem dúvida a medicina me ajudou muito não apenas na confecção do personagem Emanuel, como da mesma forma no embate ideológico presente em sua vida.
Existe ainda um abismo separando ciência e religião. De fato a ciência por trabalhar com o encadeamento lógico, fica presa a uma linha restrita, que penso a impede de abraçar a compreensão da magnitude Divina. Seria como duas formigas que percorressem a horizontalidade da pele de um elefante, onde uma pergunta à outra se acredita ou não em elefantes. Uma delas responde que não, pois que nunca viu um elefante, e assim não pode provar sua existência.

Entendo a ciência como ferramenta cuja dimensionalidade restrita impede que possa ser utilizada na validação da existência Divina. A ciência pode, a meu ver, no máximo apontar na direção de um sentido existente, mas não é capaz de determinar a fonte deste sentido. Aliás, no momento em que buscamos determinar, ou definir Deus, perdemos a compreensão de sua magnitude. A ciência está presa aos seus próprios passos.
Penso que uma razão bem estruturada é sim capaz de sustentar uma intuição bem sentida. E tal processo de bem intuir é o que, pelo que acredito, nos permite autenticar Deus em nossas existências.
Muitos buscam comprovar Deus pela ciência, mas de fato penso que se esquecem da verdadeira janela de conexão: A janela da intuição, leito de nossa fé. Podemos e devemos autenticar a fé que possuímos. O bem intuir é o verdadeiro caminho para validar Deus em nossas vidas.
A lógica e a razão são fundamentais para bem navegarmos no mar de fragmentos em que nos encontramos; e são elas os degraus que nos permitem chegar ao topo do monte, porém o voo só será possível através do salto da intuição.
De a mesma forma que existe a arte do bem pensar também existe a arte do bem sentir. Naturalmente os dois estão interligados. A razão é o sentido horizontalizado em nossa realidade material, e a intuição verticaliza o sentido na direção de mais alto. Uma nos permite o bem seguir pelos labirintos do mundo físico, e a outra nos permite pairar acima, interligando em dimensionalidade superior, e permitindo a tudo um sentido maior.
A ciência me sugere o sentido, sentido este que me permito sentir, com todas as forças, em minha alma, através da intuição.
Um átimo de intuição bem sentida nos permite uma infinidade de belas razões. Porém nem todas as razões do mundo nos elevam a Deus sem o elevador da fé.

5-) Parte da estória passa no Nordeste, a exemplo de Fortaleza que é uma das cidades citadas no livro Buscar é Preciso. O que eu gostei foi da forma que a Jurema foi representada, pois durante a leitura de Buscar é Preciso dá para sentir um pouco do sotaque dela. E outro fato é que parte da estória passa no Sudeste, o legal é que temos duas regiões extremas, pois basta perceber a diferença cultural. Então, gostaria de saber sobre a escolha das cidades que compõe a estória do livro Buscar é Preciso? As cidades citadas no livro chegaram a marcar de alguma forma a sua vida?
Sou carioca, mas moro atualmente na cidade de Rio Negrinho, ao lado de São Bento do sul. Estou no sul do Brasil há aproximadamente quinze anos.
Com relação às belas cidades do nordeste, ainda não tive a ventura de conhecer. A intuição me levou à escolha das cidades, mas a pesquisa me auxiliou nos detalhes.
Quanto aos personagens, embora de alguma forma possuidores de vigor próprio, alguns de seus traços vieram da experiência de vida.
Todos os dias tenho contato com muitas pessoas densas e cheias de vivências maravilhosas.

6-) Eu comentei na resenha que escrevi sobre o livro Buscar é Preciso, acerca do desfecho da estória pois durante a leitura eu elaborei no mínimo uns cinco desfechos diferentes e no decorrer da leitura me deparo com um desfecho diferente que eu havia imaginado e surpreendente, pois foi algo que realmente eu não esperava que a estória encerraria dessa forma. Quando você escreveu o livro Buscar é Preciso, teve essa intenção de levar ao leitor a essa elaboração de desfechos e causar surpresas no leitor? Eu sempre dizia a mim mesma: “É agora que essa estória acaba” e quando eu percebia, mais uma vez eu errava no desfecho, pois ainda tinha muitos acontecimentos.
Posso dizer que também me surpreendi. Quando imaginava estar já no fim o livro, novos desdobramentos passavam a ter lugar. Não me opus a esta correnteza, e segui com ela.
Uma curiosidade é que o final do livro tem o dedo de minha esposa. Ela sempre me ajuda com suas pertinentes opiniões.
Após ler o final sugeriu que o mesmo deveria ganhar mais cores, além de detalhes sobre o destino posterior dos personagens. Assim tive que reescrever em duas horas as últimas páginas, ficando realmente bem melhor.
Não que a essência fosse modificada, mas ficou melhor após reescrever.

7-) Teve uma novela na Rede Globo que levou a todos a se perguntarem: “Quem matou Odete Roitman?” e essa frase marcou muitas pessoas, pois quando essa novela passou eu era criança e nem lembro, mas a frase ficou gravada em mim. O mesmo eu digo com o personagem Erick, ou Zinho, pois a frase que mais me perseguiu durante a leitura de Buscar é Preciso foi: “Quando é que Zinho vai encontrar a família, meu Deus?”. Acabou gerando um suspense sem falar na curiosidade. Então, quando você escreveu Buscar é Preciso planejou causar tanta curiosidade a respeito de Zinho?
Por detrás do romance existe uma moral. A estória deveria construir o espaço para que esta moral tivesse lugar. Todos os personagens e suas experiências necessitavam ser bem cuidados. Todas as linhas deveriam confeccionar um belo tecido. Afinal o sentido é o principal personagem do livro.
Uma fruta não pode ser colhida antes da hora. Com a estória amadurecida o final surgiu naturalmente. 
8-) O ritmo do livro Buscar é Preciso é ótimo, pois nele leitor tende a ficar preso na leitura. Você como autor, poderia dá algumas dicas sobre essa questão de ritmo da leitura, pois um bom livro não pode ser lento e nem muito rápido e previsível, ele tem quer gerar curiosidade e surpreender. E nisso, você soube realizar essa ação de uma forma excelente, portanto peço sua opinião a respeito e se possível algumas dicas?
Sempre pauto meus livros no sentimento e, portanto a relação entre os personagens sempre está em foco. Tudo o mais são ornamentos que vêm abrilhantar e laurear a intensa vida dos protagonistas.
Desta forma o livro passa a ter uma velocidade ideal, pois que é a velocidade autêntica de nossas vivências. Procuro caminhar nos romances com o coração, sendo que os degraus da razão acompanham a melodia.
9-) Certamente o livro Buscar é Preciso marcou devido a seus personagens, a exemplo de Erick pois além de um excelente protagonista é uma bela pessoa, devido a sua conduta. O que determinou a construção das características de Erick, foi algum conhecido, guia espiritual, um personagem de livro ou filme?
Erick é um ideal. Uma meta que ganhou vida.
Representa e encarna a doutrina dos espíritos em toda sua beleza.
Não tenho dúvidas que sou intuído por algum irmão da espiritualidade e agradeço a ele por tudo. Porém minha mediunidade é apenas intuitiva e até o momento não tive a felicidade de devassar sua identidade.
Erick tem um pouco de todos nós e também de mim mesmo.

10-) Peço que nos deixe uma mensagem final pois no livro Buscar é Preciso tem muitos pensamentos a respeito da vida, relacionamento com a família e com a fé.
Autentiquem a fé em seus corações e assim a vida trará todas as razões para a felicidade.
Pensem em Jesus e principalmente sintam Jesus, nele espelhando-se para tal.
Existe um sentido para tudo e ele está ao nosso alcance.

*Entrevista realizada via e-mail.

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!