SOBREVIVENTE OU VÍTIMA?


       

  SOBREVIVENTE OU VÍTIMA?
“ Ele dá força ao cansado, e ao desfalecido renova o vigor.”
                           Isaias 40:29


Pessoas são vítimas de crimes de abuso e de violência todos os dias.
Se você já foi vítima de abuso ou de violência, é fundamental saber que a culpa não foi sua. É comum se acusar a vítima de ter retribuído de alguma forma para a agressão que sofreu. Esta é a pior maneira de explicar o absurdo sofrimento, além de só aumentar a dor. Parte de cura consiste em parar de se culpar pelo que aconteceu. Mas é importantíssimo tomar consciência: embora ser vítima de abuso não seja culpa sua, continuar na situação de vítima certamente é.
Todo mundo atravessa circunstâncias difíceis na vida. Se essas circunstâncias forem muito difíceis, há duas maneiras de sair delas: como sobrevivente ou como vítimas. Sobreviventes são pessoas que, apesar das dificuldades e sofrimentos, mantém seu poder pessoal e a crença de que podem agir de forma diferente quando surgirem novas provações. Vítimas são aquelas que, a partir do que sofreram, passam a se sentir impotentes e derrotadas. Se você se considera uma vítima do que lhe aconteceu no passado, corre o enorme risco de se sentir impotente em relação ao que pode lhe acontecer no futuro. É importante entender qual é o poder que nos permite ser sobreviventes. Não é um poder exercido sobre os outros, mas com os outros.
Não é dominação, mas cooperação. Os sobreviventes são pessoas que foram vítimas de sofrimento, mas conservaram seu poder, enquanto que as vítimas o perderam. Esse poder inspira os que nos rodeiam a darem o melhor de si.


FONTE: LIVRO COMO DEUS CURA A DOR
MARK W. BAKER
AUTOR DE JESUS, O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU,
900 MIL LIVROS VENDIDOS NO BRASIL
EDITORA: SEXTANTE

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!