BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE – MÚSICA, RELAXAMENTO E MASSAGEM



BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE – MÚSICA, RELAXAMENTO E MASSAGEM

Há um conceito novo chamado de “ envelhecimento com sucesso”, que significa chegar à terceira idade com qualidade de vida, gozando de boa saúde e capacidade produtiva. Levantamento com idosos com essas características buscaram os aspectos em comum que essas pessoas possuem e ajudam a chegar em boa forma na terceira idade. Algumas conclusões são óbvias, como a  ausência de vícios, alimentação saudável e origem em famílias longevas. Na maioria dos estudos também  surgiram características como alegria, bom humor e um forte círculo de relações, sejam familiares ou sociais. Também apareceram nos estudos o conceito de relaxamento, massagem ou uso de terapias alternativas e gosto pela música.
Massagem e relaxamento são duas práticas que andam quase de mãos dadas. Massagem relaxa a musculatura e pode induzir a liberação de melatonina e endofinas, capacidade de potencializar a sensação de relaxamento e até induzir o sono. Massagem ainda pode melhorar as defesas corporais, ao induzir a liberação de mediadores que estimulam os linfócitos. Massagem facial pode estimular a síntese de colágeno e elastina, contribuindo para tratar rugas e melhorar o aspecto da pele da face.
Massagem também  tem sido efetiva em provocar relaxamento, ajudar a conciliar o sono e até a reduzir a incidência de complicações em pacientes internados em UTI.
Música também induz uma profunda sensação de relaxamento. Ajuda o cérebro e pode reduzir a velocidade do envelhecimento cerebral, ou ajudar a manter ativa a memória. Tocar um instrumento musical pode ainda ser mais benéfico pois pode aumentar a capacidade cognitiva e estimula o uso dos dois hemisférios cerebrais nos processos cerebrais. Música pode reduzir a ansiedade, melhorar o estado de humor e até ajudar na recuperação de infartados.


FONTE: LIVRO DOCE VÔO DA JUVENTUDE
DR. ALEX BOTSARIS
DRA. FLÁVIA ADDOR
EDITORA: OBJETIVA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!