Na berlinda: Parapsicologia (comparativo entre livros)


Na berlinda: Parapsicologia (comparativo entre livros)

Como o livro A Força Está Conosco e O Fim do Materialismo abordam a Parapsicologia, então resolvi tecer um comparativo.

Antes de tudo, eu gostei muito dos dois livros, mas essa postagem é para analisar fatores como grau de dificuldade da leitura e semelhança entre os dois livros.


É um livro mais introdutório a Parapsicologia, diria que ideal para quem está começando a estudar a Parapsicologia ou então que não gosta muito de termos técnicos, pois ele é muito descontraído. Sem falar que ele faz uma verdadeira linha do tempo sobre cientistas e charlatões, pois mostra o tempo de ouro e modismo quanto aos fenômenos paranormais entraram em voga.

Ele também explica de forma bem mais simplificada a respeito da experiência quase morte e sobre a áurea. E ele sempre remete que o mundo, o cosmo e nós somos geridos pela força superior. O Chi, ou simplesmente Deus, e isso é bem legal pois é como dizer: “Parapsicologia é legal mas Deus é bem mais importante”.

É um livro que diria que é basicamente um relato sobre o que Thomas Walker sabe sobre Parapsicologia. Thomas Walker não é “o papa da Parapsicologia”, ele é um sábio e estudioso, mas tem outras pessoas que dominam mais a Parapsicologia que ele. O que eu achei legal é que ele cita o trabalho de Charles Tart, foi bem legal ver ele expressando uma admiração. Fico feliz pois mostra uma certa união entre ambos e lógico admiração.

Informações do livro:



Editora: Cultrix
Autor(a): Thomas Walker
Páginas: 248
Preço: R$ 32,40
Para mais informações:



Esse é um excelente livro, é bem mais completo e complexo. É um livro para quem gosta desse “quê” de ciência pois ele é muito mais cientifico do que um livro que fale só sobre espiritualidade, ate porque O Fim do Materialismo é fruto de 50 anos de pesquisa de Charles Tart referente a Parapsicologia. Então é um livro muito especial porque digamos que ele demorou 50 anos para escrevê-lo. Sinceramente fico feliz em ter o livro o Fim do Materialismo pois muitas pessoas conseguem escrever um livro em 3 meses mas convenhamos 50 anos, é muito tempo. Bem mais que minha vida, quando penso que quando eu nasci Charles Tart já dominava a Parapsicologia para mim é uma emoção a mais.

Gostei porque Charles Tart explicou para mim o que eu já desconfiava. Eu pago uma cadeira de Neuroanatomia na faculdade, e quando analisamos o cérebro percebemos algo bem materialista e Charles Tart vem e desconstrói mostrando que o cérebro recebe muitos estímulos espirituais. Já no livro A Força está Conosco (Escrito por Thomas Walker), mostra que a nossa consciência não faz parte de nosso corpo físico e sim de nossa alma mas cientificamente falando me atrevo a dizer que consciência em um conjunto de habilidades, quais é fortemente exercido pelos lobos frontais pois consciência tem a ver com memória, auto-regulação e outras habilidades quais pertencem a área frontal do cérebro, por isso eu me atrevo a dizer que acredito na teoria que há duas consciências: a física e a espiritual. Já que ambas se completam. Charles Tart também defende a teoria de uma integração de consciência.

Quanto a Parapsicologia, Charles tart aborda bem detalhadamente tanto é que no capítulo referente a experiência fora do corpo ele conta 6 estudos de caso, ou seja 6 experiências de pessoas distintas e ambas mostram a mesma sensação. Isso dá muito mais veracidade cientificamente.

Então se você gosta de ciência, ama pesquisas, gosta de ver como funciona o fantástico mundo acadêmico -  eu super indico o livro O Fim do Materialismo.
Além de que Charles Tart transporta o leitor para dentro da realidade dos cientistas e não esconde nenhum detalhe, mostra os “podres” do mundo cientifico e mostra também a alegria que é ser um pesquisador.

Em termos de conteúdo e dominar o assunto, O Fim do Materialismo soube fazer isso muito bem. Ele soube separar a hora de ensinar ao leitor ao falar sobre cientistas, charlatões, pesquisas e na hora de instruir espiritualmente. Já em A Força Está Conosco a ciência e espiritualidade se fundem, isso é bom para tornar a leitura mais acessível, mas em termos de pesquisa cientifica não vejo como algo tão positivo.

Informações do livro:

Editora: Cultrix (Grupo Pensamento)
Leia o Primeiro Capítulo:
Autor(a): Charles Tart
 Páginas: 416
Preço: R$ 48,95 com variação ate R$ 55,00, dependendo do distribuidor


Parte da premissa de sua escolha: O que você quer?

1-) Quero  um livro bem cientifico : Indico O Fim do Materialismo

2-) Quero um livro mais dinâmico, menos denso e que seja mais vinculado a espiritualidade e de fácil compreensão: Indico A  Força Está Conosco

Sou suspeita em falar porque eu amei os dois livros, pois é uma temática que eu sou fã e que possuo muita curiosidade. Então para mim, foram duas experiências marcantes para o meu conhecimento.


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!