Resenha do livro Palô



"Palô é um livro que dar pena em terminar de ler, pois é um livro que trás sobre família, sobre o amor puro, o amor bondoso sem medo, ciúmes e apegos mas um amor livre e saudável qual nunca pensei em ver algo tão puro em minha vida."

Jéssica Cavalcante


Resenha do livro Palô



O que muito me chamou atenção no livro Palô, foi que justo a primeira vista tem escrito: “A inocência do amor verdadeiro”. E como bem sabemos que o amor inspira, é lindo e maravilhoso... E impossível não sentir curiosidade a respeito de um livro que tem como “plano de fundo” o amor puro e verdadeiro.

O me chama atenção nos livros espíritas e que eles são provas que mesmo estando em um mundo extremamente conturbado onde as pessoas têm interesses variados. Contos de fadas podem tornar-se realidade, por meio da bondade das pessoas - sonhos que estão contidos num belo conto de fadas tornam-se realidade.

Palô trás como tema principal o amor de infância, ele e sua coleguinha Arlete crescem sendo amigos e sentindo um pelo outro um amor puro e belo. Palô nasceu com um breve retardo mental e quando falo isso, é porque ele possui QI inferior ao que a ciência considera por “pessoa normal”. Por ser estudante de psicopedagogia (campo do conhecimento que estuda as mais diversas dificuldades de aprendizagem), eu sempre soube que as pessoas com dificuldades de aprendizagem elas são especiais não por terem suas limitações, mas por terem uma sabedoria diferenciada em relação a vida... Elas acabam sendo mais sensíveis e preciosas. Palô por ter dificuldades de aprendizagem e por ser de uma época onde não se tinha tanto acesso educacional, ele não concluiu seus estudos.

 A cena do livro que mais me deixou revoltada, que mexeu profundamente comigo, foi uma mistura de tristeza e indignação, pois a meu ver é muito injusto a atitude tomada por esses devidos profissionais de tal época. A mãe de Palô é chamada para conversar com a professora, então ela vai achando que é para falar das limitações de Palô, quando chega na escola, ao conversar com a diretora, simplesmente a diretora diz que Palô “não se encaixa na escola”, isso é extremamente revoltante pois quem gosta de ensinar irá dar um jeito para promover o conhecimento. De fato ocorre uma demora para aprender, mas também não é o fim do mundo, ou seja essa cena foi ao menos para mim bem impactante, pois foi de uma falta de humanização ímpar. No livro a diretora explica o porquê de tal decisão, mas tenho certeza que é uma cena que vai causar no leitor uma mistura de indignação e piedade por Palô...

Palô, quando criança ele é de um encantamento, ele possui dons mediúnicos portanto ele consegue manter um diálogo com espíritos desencarnados. O livro é composto por muito humor, pois algumas cenas são bem engraçadas, pois é humor que mostra a inocência da criança, pois sabemos que criança é sincera, isso dá um toque de comédia ao livro.

O que eu gostei no livro é que ele é extremamente realista, ele não é um livro que foge da realidade, mas são acontecimentos que a gente ver sempre. O que não vemos constantemente são pessoas bondosas que se sentem feliz só em ver o outro feliz... Porém, como diz minha mãe: “Ainda tem muita pessoa bondosa nesse mundo!”.


 Da metade para o final do livro, Palô, enfatiza muito, ele sempre diz: “Se Arlete estiver feliz eu também estarei feliz”, ou seja Palô não é um tipo comum que se encontra em cada esquina da vida, pois ele é extremamente bondoso. O mais lindo de tudo é que ele ama Arlete com muita esperança e sem ciúmes... Ou seja, um milagre, pois atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma pitadinha se quer de ciúme?

 Eu tenho amiga que ela é apaixonada por filmes e livros de drama, e a gente ao comentar e criticar o filmes de drama sempre batemos na mesma tecla que filme de drama é a mais pura realidade... É a vida como ela é. Palô tem um pouco de drama, pois no final do livro acontece algo com Arlete que muda o destino de Palô e Arlete, é algo bom para Arlete pois é uma fase da vida que todos nós passamos (ao menos boa parte das pessoas), e Palô sentiu muitas saudades de Arlete - mesmo diante dessa situação ele soube ser controlado e amável, coisa que se fosse a maioria de nós certamente iríamos sofrer, pois é muito triste sentir saudades, mas ate o sentimento de saudades em Palô é de maneira equilibrada.

O que eu gostei foi que o livro também fala um pouco do contexto jovem, pois Arlete passa por vestibulares e faculdade, eu gostei muito desse cenário, pois recentemente passei pela mesma fase que ela.

Outro fato que me chamou muita atenção no livro Palô foi que os personagens em si são de uma maneira bem realista, pois são pessoas meramente comuns. Ou seja os personagens estão inserindo em um contexto bem atual e realista, quando eu li a descrição da família de Arlete eu automaticamente fiz um comparativo com a minha família, pois acabamos tendo pontos em comum, além de que o livro explorou cenários que eu acho incrível, pela sua veracidade. Como o diálogo na mesa de jantar, na cozinha enquanto se prepara a refeição e etc.

-------------------------------


 Quanto ao desfecho do livro me surpreendeu, pois é como minha amiga diz... É a vida como ela é, nem sempre a vida segue os caminhos que nós queremos e o livro Palô trás muito desse enfoque sobre a vida e como a vida muda bastante, ate porque o livro acompanha a vida inteira de Palô e Arlete desde quando eles são crianças ate a chegarem a uma idade madura - ao envelhecerem.

Eu sinceramente acho que o autor desse livro deveria continuar, sei lá, escrever um segundo volume para dar continuidade a essa historia. Eu sei que é um livro espirita, que é uma historia baseada na realidade - mesmo assim seria bem legal que desse continuidade porque eu me apeguei muito a Palô, terminar o livro foi um sofrimento para mim, pois não gosto de me despedir das pessoas quanto mais de um livro. Então deixo aqui evidenciado o meu forte desejo que se possível continuem a historia de Palô (apelo de fã), pois é impossível não se apegar a ele, pois ele é uma pessoa encantadora sem falar nos outros personagens, a exemplo do pai de Palô que sempre nos dar conselhos extremamente sábios em relação a vida.

Palô é um livro que dar pena em terminar de ler, pois é um livro que trás sobre família, sobre o amor puro, o amor bondoso sem medo, ciúmes e apegos mas um amor livre e saudável qual nunca pensei em ver algo tão puro em minha vida. Sabemos que contos de fadas é algo raríssimos de acontecer, casais de tirar o folego é tudo culpa do marketing e que na realidade ou as pessoas tem problemas ou por um milagre divino encontramos pessoas incríveis, como Palô e Arlete e quando a gente encontra tem que se despedir? É de arrasar o coração.

  Não preciso nem explicar porque gostei muito do livro Palô e assumo que me apeguei a essa história, pois além de ser muito bonita tirei profundas lições, tem uma citação que eu amei e ela virou postagem aqui no blog. ACESSE AQUI

Assistam a Book Trailer do Livro:




Informações do Livro:

Editora: IDE
Autor: Wilson Frungilo Jr.
Páginas: 320
Preço: R$29,90

Para Maiores Informações acesse:


1 comentários:

  1. Me chamo Thiago Oliveira Soares,,, li o livro e chorei muito imaginando o Palô, nossa, nunca chorei tanto lendo um livro, o imaginava em cada momento, se ele fosse vivo iria conhecê-lo e existem Palôs por ai, precisando de amor, dando amor, eu em especial amo uma pessoa surda, e aprendi LIBRAS para entender o mundo em que vive, não me importo com isso, quero apenas estar perto quando precisar, e invertendo os papéis, me sentia como a Arlete,,, tentando cuidar verdadeiramente da pessoa amada

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!