DEUS QUER FALAR COM VOCÊ



DEUS QUER FALAR COM VOCÊ

Estamos num meio marcado por muitos avanços científicos e tecnológicos, e o ser humano, enquanto pessoa, tem ficado esquecido. As pessoas nunca têm tempo; mesmo os que não têm grandes responsabilidades sobre suas costas estão sempre entretidos com alguma coisa, todo mundo corre, quase ninguém para, e as pessoas já não sabem mais ouvir.
Com a imprensa, o rádio, a televisão e agora também a internet, a quantidade de informação descarregada sobre cada um é alucinante; em toda parte, há muito barulho, todo mundo fala...
O ouvido vai ficando calejado. Fala-se muito de coisas que nos cercam e muito pouco do que está dentro do nosso coração. A verdade é que “ desaprendemos” a arte de escutar.
Se não conseguimos dar ouvidos à pessoa que está perto de nós, que vemos e que tocamos, como poderemos escutar a Deus, cuja voz não impressiona os tímpanos?

Psssssiiiiiiiiiu! Silêncio!

Se um homem deixa o baralho e a agitação do mundo e procura no silêncio o seu descanso, Deus se manifesta para ele.
Deus prefere se mostrar na suavidade da brisa a se mostrar no estardalhaço do trovão. Para tomar consciência de Sua presença que nos envolve e escutar Sua voz, é necessário acalmar a tempestade, fazer calar as vozes que ribombam em nossa cabeça.
Na oração, Deus fala. Deus escuta, mas também tem o que dizer a você, a mim, a nós.
Um dia, na Missa, logo após a consagração, alguém começou um solo de violão e o sacerdote interveio dizendo: “ Silêncio! Diante do Absoluto...” Deus é o Absoluto, quando Ele se manifesta, a melhor oração que podemos fazer é calar. Quando o homem cala, Deus fala.
Assim, em nossa oração, devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para nos colocar na presença de Deus, que já estava ali à nossa espera,e, quando percebemos que nos aproximamos do Senhor e estamos diante dEle, devemos calar porque as palavras já não são necessárias, então podemos contemplar e ser contemplados.
Não temos idéia do quanto Deus nos cura e liberta neste momento de silêncio, quando só o amor transita. Damos um amorzinho frágil, miserável e impuro, e recebemos uma descarga avassaladora de amor inebriante que nos torna vencedores.
Ninguém mais do que Nossa Senhora ouviu a Deus, porque ninguém tanto quanto ela se calou. Muitos acham que Maria não é importante pois as Sagradas Escrituras mostram que ela quase não se pronunciou. Não percebem que é justamente aí que reside a sua importância. Ela deixou Deus ser Deus, calou para Ele falar... E, por meio de Maria, Deus disse uma Palavra que de tão concreta se fez carne. Ela não precisava falar, outro falava em seu silêncio.
Na anunciação, a resposta de Maria foi basicamente um “ sim”; com Isabel tudo o que fez foi cumprimentá-la. Quando ninguém deu lugar ao seu Filho para nascer, ela calou; entre os doutores, ela calou; na cruz, ela calou. Ela sabia que a vitória que temos sobre o sofrimento está no silêncio. Quem se cala ante o sofrimento guarda só para Deus o perfume desse sacrifício; quem fala dissipa-o.
---------------------------------

Podemos dizer que Santo Tomás de Aquino seguiu à risca esse exemplo de Maria.
Conta-se que por Santo Tomás de Aquino ser muito gordo e por falar pouco puseram-lhe um apelido: boi mudo. Era assim que o chamavam e procuravam atormentá-lo. Um dia, um de seus professores ouviu quando o chamaram de boi mudo e fez uma observação: “ Quando este boi mugir, vai tremer o mundo”, e assim aconteceu. Ele é um dos Santos que abalaram o mundo pela sabedoria que adquiriu no silêncio.
Nossa Senhora falou pouco, mas quando abriu a boca a criação estremeceu. João Batista foi só um exemplo do que aconteceu à humanidade.
Que o Espírito Santo nos ponha no coração o desejo de guardar o silêncio sagrado, o mesmo que Maria honrou e guardou tornando-se a mestra, a educadora de todos os que de longe perceberam a profundidade desse mistério e agora anseiam por penetrá-lo!
Dê-nos, o Senhor, um anjo para nos guardar neste bom propósito.

“ Senhor, eu vos chamo, vinde logo em meu socorro; escutai a minha voz quando vos invoco. Que a minha oração suba até vós como a fumaça do incenso; que minhas mãos estendidas para vós sejam como a oferenda da tarde. Ponde, Senhor, uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta de meus lábios” ( Sl 140,1-3).

Para aprender com a Sagrada Escritura:

Eclo 2,2; Eclo 3,31; Eclo 6,33-37; Pr 22,17-21, Hb 3,7-15.

Vale a pena refletir: Eu mais falo do que escuto ou mais escuto do que falo? Consigo ouvir a voz de Deus? Por quê? O que pretendo fazer para ser mais atento ao que  o Senhor tem a me dizer?

Observação: Faça seus propósitos e escreva-os para não os esquecer>

Escutar as pessoas, por amor, tem grande reflexo na escuta de Deus. Eis aí um bom exercício...



FONTE: LIVRO QUANDO SÓ DEUS É A RESPOSTA
MÁRCIO MENDES
EDITORA CANÇÃO NOVA


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!