Escolhendo a ilusão correta



Escolhendo a ilusão correta

Alguns dias atrás eu comentei em meu twitter sobre as tais eleições e como hoje (sábado) antecede o dia que todos nós iremos decidir o futuro de nosso país – cidade - município - bairro - rua - viela. Nada mais justo do que fazer uma postagem sobre as tais eleições.

Essa postagem não vai ser para dizer: “Vote consciente, pois o futuro de nosso país está em suas mãos”. Sim país, porque querendo ou não ate as vielas de uma cidade fazem parte de um país. Dizer vote consciente é o mesmo que dizer: “O álcool é prejudicial a saúde”, mesmo as pessoas que não tem um nível de conhecimento exigido pela sociedade, elas sabem que votar muda uma sociedade - assim como elas sabem que cachaça pode causar cirrose, ou seja, acabou o tempo que as pessoas eram tão ingênuas, quando acreditavam que pensar em sexo poderia engravidar. Acabou essa época, ate nos confins do mundo as pessoas já sabem o que é Coca- Cola, eleição, Dieta (subtende-se por qualidade de vida) e maternidade planejada. E a pergunta que permeia é: “Porque as pessoas não mudam?”, eu prefiro acreditar que é por puro comodismo, as pessoas não querem gastar energia nessa mudança... Muitas simplesmente preferem deixar a “vida me levar” e outras investem tempo em outras atividades, enfim uns estão com preguiça e outros estão extremamente ocupados. Pois é infelizmente! Espero que você não seja o que está com preguiça e nem o ocupado.

Um dia eu conversei com um amigo sobre nosso atual governo, a democracia. E sempre gostamos de lembrar e questionar, pois se somos um país democrata porque somos obrigados a votar? Algumas pessoas irão dizer: “Mas se não for obrigatório, ninguém vai querer votar”. Mas devemos lembrar que quantidade não é qualidade, talvez quem vai realmente querer votar ao menos saiba o significado real de tal escolha. Só existe corrupção porque nossos políticos tem boa vida, se o trabalho de um deputado (vereador, prefeito, governador e presidente) fosse voluntário e sem salário certamente a política seria bem melhor – ao menos na Bélgica, ser político é um trabalho voluntário!
                                          577216_432455353469174_1616837514_n_large

Nós, estudantes somos voluntários, pagamos para estudar. Pois mesmo que estude em uma universidade pública, o nome público é utópico afinal pagamos imposto, sem falar nas muitas despesas com material de estudo, transporte e muitos etc, etc, etc. Para participarmos de grupos de pesquisas assumimos gastos a mais, afinal será o dia inteiro em universidade. Você terá que se alimentar e tudo isso tem gasto, sem falar que seus estudos irão duplicar e mesmo assim, assumimos esse compromisso e honramos. Porque os políticos também não podem ser voluntários? O conhecimento é tão valoroso quanto um contracheque (a meu ver o conhecimento é muito mais valioso do que qualquer baú repleto de jóias). Não ganhamos bolsa terno, mas em compensação temos um vocabulário extenso, somos bem preparados, estudamos e de certa forma estamos auxiliando a sociedade.


É fácil ser político quando se tem um salário que ultrapassa de seus 15 mil reais por mês (isso é o que a gente sabe e que está no imposto de renda).

Domingo é dia de eleição mas é dia de acordar cedo (6 da manhã), enfrentar uma longa fila, enfrentar o calor insuportável, qual no dia anterior boa parte das pessoas irão dormir tarde porque certamente estarão estudando, lendo ou escrevendo – subtende-se por está lutando por um mundo melhor. No domingo mesmo com tanto esforço, iremos votar, a muito contragosto pois obrigar o ser humano a exercer uma ação é o mesmo que prendê-lo em um calabouço. Iremos votar não só porque “mudaremos nosso país”, mas por medo desse país, pois o fato de não votar é passível a punição baseadas em nossa atual constituição.

Obrigar a votar é fácil, agora obrigar o corrupto devolver o dinheiro extorquido na última gestão... Deixa para lá!

O que dizer? Vote com consciência pois o mundo depende de sua tecla ‘confirma’? Ou dizer, reflita, pois apertar uma tecla confirma não vai mudar o mundo?

Para mudar o mundo é preciso muito mais do que a tecla confirma, é preciso respeito e igualdade. E espero que em muitas das mentiras ditas durante esses dias que antecederam as eleições também estejam incluídos duas palavrinhas: Igualdade e Respeito!

Para finalizar, vieram me perguntar se um votaria em determinado polític@ por termos a mesma ideologia, o feminismo. A minha resposta foi: NÃO, dizer que é um “ista da vida” não significa mudanças efetivas. Ideologia é como se fosse uma teoria para mudar o mundo mas o que ainda promove resultados efetivos, não são as ideologias e sim ações, meu voto não é na ideologia e sim, na Ação!

Vamos refletir porque estamos votando... Porque uma pessoa tem a mesma ideologia que a sua, mesma opção sexual, mesma classe social, mesma profissão, mesma crença ou mesma ilusão? Isso é um voto e não um pedido de casamento!

Espero que você saiba escolher corretamente, não dá para mudar o mundo, mas ao menos dá para mudar alguma viela - rua - município - cidade!

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!