PERCEBA A TOTALIDADE DE SEU SER


403239_327922727238009_1190902992_n_large

PERCEBA A TOTALIDADE DE SEU SER

Dizem que Zorba, o grego, costumava se descrever como “ uma catástrofe ambulante”. A verdade é que todos nós somos “ catástrofes ambulantes”, embora desejássemos não ser. Costumamos negar as partes de nós que consideramos inaceitáveis, em vez de aceitar o fato de que somos menos do que perfeitos.

Um dos motivos pelo quais é importante aceitar todas as nossas facetas é o fato disso nos permitir ser mais compreensivos com nós mesmos, mais complacentes. Quando agimos ou nos sentimos inseguros, ao invés de fazer de conta que estamos “ com tudo em cima”,  deveríamos abrir o jogo para nós mesmos e assumirmos: “ Estou me sentindo com medo, mas tudo bem.” Se você está se sentindo um pouco invejoso, ou ganancioso, ou aborrecido, ao invés de negar ou enterrar seus sentimentos, abra-se para eles, o que fará com que possa superá-los e deixá-los para trás, com facilidade. Quando você parar de encarar seus sentimentos negativos como algo pesado, ou algo que deve temer, não mais se assustará com eles. Quando você se abre para a totalidade de seu ser, pára de ter de fazer de conta que sua vida é perfeita, ou mesmo desejar que seja. Ao  invés disso, passa a aceitar-se como é, aqui e agora.

Quando você se apercebe das parcelas do seu ser que são imperfeitas, algo de mágico ocorre. Junto com o que é negativo, você começa a perceber o que é positivo, os aspectos maravilhosos de si mesmo que até este momento não tinha valorizado, ou até constatado. Você perceberá que, embora muitas vezes aja egoisticamente, em algumas ocasiões sabe ser incrivelmente generoso. Algumas vezes, pode ser inseguro ou assustado, mas na maior parte das vezes, é corajoso. Embora seja tenso, consegue relaxar.

Abrir-se para a totalidade de seu ser é como dizer para si mesmo “ Posso não ser perfeito, mas sou legal do jeito que sou”.

Quando suas características negativas emergirem, comece a encará-las como parte de um quadro mais amplo. Em vez de se julgar e avaliar simplesmente porque tem características humanas, veja se consegue se perceber com gentileza e capacidade de aceitação. É provável que você seja uma “ catástrofe ambulante”, mas relaxe a respeito disso. Todos nós somos, também.


FONTE: LIVRO NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D’ÁGUA...
RICHARD CARLSON, PH.D
EDITORA: ROCCO


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!