CULTIVE O SEU IDEAL E SE REALIZE


46464_449324331771895_1074734677_n_large

CULTIVE O SEU IDEAL E SE REALIZE

Dentro do ser humano está alojado o desejo de progredir sempre. É isso que o leva a se empenhar nos estudos, no trabalho ou a criar novas invenções. O homem procura manifestar cada vez mais a sua capacidade latente e desafia as alturas, deslizando sobre a neve em montanhas íngremes sob esquis, ou desafia o espaço sideral, lançando foguetes e usando roupas espaciais para chegar à Lua e em outros planetas. Por que tudo isso? É porque o desejo interior de se aprimorar impele o ser humano à ação.

No homem existe um motor que está sempre impelindo para a frente. Há pessoas que usam essa força para melhorar cada vez mais e outras que a usam à-toa. Não seja daqueles que usam sua força improdutivamente.

Dependendo da pureza do ideal que você alimentar, haverá semelhança em maior ou menor grau com o ideal de Deus. E, estando mais próximo do ideal de Deus, maior é a chance de concretizá-lo. Não deixe, portanto, que seu ideal termine apenas em sonho.

O ideal ou a ambição dos jovens ainda é um projeto; não tem uma forma definida. É como a imagem de um grande transatlântico que flutua no horizonte: ele lhe parecerá distante e irreal, por causa da grande distância que os separa. Porém, se você se desanimar e deixar de remar em sua direção, jamais o alcançará. Por outro lado, se não esmorecer e continuar remando na direção do seu objetivo, a distância diminuirá e você o alcançará. Tenha fé e confiança no desejo que o impele para a frente. Se o desejo é puro e verdadeiro, está condizente com o desejo de Deus e se concretizará infalivelmente. “ Aja e terá resultado”.

Por outro lado, se você não se esforçar e cuidar do projeto que idealizou, este não se concretizará. Dentro da semente de ipoméia ou na batalha de tulipa existe o projeto de linda flor invisível a olho nu. Dentro do homem também o projeto de um ideal não pode ser visto. Se quiser ter lindas flores, terá e plantar, adubar e cuidar da planta. Da mesma maneira, o ideal do homem também precisa de cuidados. Como pode um desejo se realizar sem esforço? Para a concretização do seu ideal, você deve estudar, munir-se de informações e se esforçar continuamente. Não deve se satisfazer só porque alcançou uma parte do objetivo. As plantas, uma vez semeadas, parecem inertes, mas sob a terra ocorre um trabalho contínuo para concretizar integralmente o seu projeto. É por isso que brotam, crescem e dão lindas flores.

Entretanto, não basta apenas estudar e colher informações. Deve organizar seus planos e colocar em prática tudo o que aprendeu. O processo de crescimento nunca tem fim. Aqueles que são tidos como grandes homens nunca esmoreceram e estão sempre lutando, trabalhando e estudando, mesmo depois de atingir idades avançadas. Isto porque o crescimento humano está relacionado diretamente com o ideal da Criação de Deus, que é infinita. Por isso os grandes homens sempre procuram se aperfeiçoar cada vez mais.

Jovem, conscientize, portanto, que não deve se satisfazer só porque já conquistou um pequeno êxito.


FONTE: LIVRO LEVE AVANTE SUA VIDA
MASAHARU TANIGUCHI
SEICHO-NO-IE
  


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!