DEUS NÃO ESTÁ ENLATADO


Tumblr_mb0q9lrsco1r33brqo1_500_large

DEUS NÃO ESTÁ ENLATADO

As orações dos salmistas eram respostas às suas experiências com Deus.

Eles não tinham a menor pretensão de definir, de catalogar, de sistematizar a pessoa infinita do Senhor de tudo, só estavam relatando o que haviam experimentado pela fé.

Muitas vezes o que estamos fazendo ao repetir as Palavras dos Salmos sem ter tido a mesma experiência do salmista é tentar impor a Deus que Ele faça o que o Salmo diz que Ele fez. É como se falássemos à semelhança do diabo tentando a Jesus em Mateus capitulo 4 “ Esta escrito”, e se está escrito que assim Ele fez, assim deve fazer sempre.

Mas a questão é que um Deus pessoal irá sempre ter uma relação única com cada um de seus filhos. Alguns e nós contaremos milagres, outros faremos milagres, e ainda há aqueles que nunca hão de ver milagres ou pelo menos não saberão reconhecê-los.

Nada disso faz Deus menos Deus. Há salmos que falam de sua suposta ausência (79,89,42) outros de uma continua presença e cuidado ( 17,34,61)  e essas experiências apenas nos levam a compreender que cada um de nós têm uma história particular para contar sobre a ação de Deus em nossas vidas.

O que na verdade precisamos é escrever os nossos Salmos, relatar como Deus tem se revelado a nós. Não estou aqui de maneira alguma menosprezando a revelação das Escrituras Sagradas, mas é importante que entendamos que Deus está construindo uma história através de nosso contato vital com Ele.

Ação de Deus não é tão uniforme quanto pensamos. Há pessoas doentes que não serão curadas nem por toda oração fervorosa que se possa fazer, e existem outras que Deus irá curar antes mesmo que peçam. Há uma forma de Deus se achegar a uns e a outros, não há como negar isso. Para algumas pessoas Ele parece apenas acompanhar o sofrimento manifestando seu carinho e sua presença, para outras Ele vem e elimina a dor. Os Salmos estão lá pra provar o que digo.

Mas é lógico que alguns Salmos representarão a nossa quase exata experiência com Deus, isso se dá porque mesmo que Ele não padronize sua manifestação, ela no entanto não deixa de se repeti em dados momentos com determinadas pessoas.

A leitura e a meditação nos Salmos hão de nos levar a encontrar muitas vezes experiências semelhantes às nossas, ou não. Podem funcionar como uma forma de nos acharmos quando em meio aos nossos devaneios existenciais viermos a esquecer que Deus é maior do que a maneira pela qual nos dirigimos a Ele, ou a forma que nos damos a Ele.

Deus não está numa lata de conservas, não é possível abrir e usá-lo- embora muitos teimem em tentar fazê-lo com nossas argumentações humanas, Ele irá sempre mais além, nas palavras de  C. S. Lewis.

“ É um Deus indomável”. A única coisa que Deus irá repetir sempre é o seu amor, este Ele fez questão que fosse padronizado. Portanto, aconteça o que acontecer, Deus nunca pode ser acusado de não ter nos amado. A cruz de Cristo é a prova final disso.

“ SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim”.
                                                      Salmos 131:1


FONTE: LIVRO SENTINDO A VIDA
PERCEPÇÕES DE DEUS PARA OM COTIDIANO
JOÃO EDUARDO DE LIMA CRUZ
EDITORA REFLEXÃO

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!