Resenha e Análise do livro Paulo e Estevão


Leia a sinopse e release em:



Resenha e Análise do livro Paulo e Estevão


O livro Paulo e Estevão escrito por Chico Xavier é mais que um livro biográfico, pois ele não só conta a história de Paulo, mas de muitas outras pessoas importantes para o Cristianismo. O livro possui ensinamentos preciosos e é divido em duas partes, cada uma possui 10 capítulos que somados possui em torno de 20 capítulos em mais de 400 páginas. Mesmo sendo um livro longo, ele é rico não só em termos de lições para nossas vidas, mas principalmente se fomos analisar sua literatura. Emanuel, qual é o amigo espiritual de Chico Xavier e que foi ele que relatou essa bela história para o nosso amigo Chico Xavier, possui uma profunda sabedoria não só no segmento espiritual, mas com toda certeza como escritor e logicamente no viés literário já que a estrutura do livro é maravilhosa. Além de que a narrativa é estruturada de uma maneira especial, o próprio desfecho que o livro segue é realmente esplêndido.

Como é um livro que possui muitos capítulos, resolvi analisar os 10 primeiros capítulos, pois dessa forma serei justa pois em toda a obra você se surpreenderá, e como o livro é composto por duas partes dessa forma fica equilibrado.

Capitulo 1- Corações Flagelados:

A história do livro Paulo e Estevão inicia-se por volta do reinado/governo de Júlio Cezar e um cenário agitado em termos políticos devido à disputa de poder. Logo nas primeiras paginas o leitor é apresentado a Jochedeb e consequentemente a truculência dos soldados ao cobrar os tributos (impostos), Jochedeb é espancado por não pagar os impostos, qual será punido tendo seus bens confiscados e mais uma série de agressões a ele e a sua família.

Nessas horas a gente levando as mãos para o céu e agradece a Deus por ter nascido em um bom país, em uma boa época e logicamente bem longe da sombra de Júlio Cezar. Se atualmente a gente já reclama dos impostos e dizemos que é uma verdadeira exploração, antigamente só o ato de tentar reclamar já era passível para um assassinato. Nessas horas descobrimos como somos felizes. Ao menos foi essa sensação que eu tive ao ler o primeiro capítulo.

Capitulo 2 – Lágrimas e sacrifícios:

Jocedeb e sua família são punidos, Abigail e Jeziel são partes de sua família e se tem uma parte que me chamou muita atenção, é na hora que Abigail recita a prece dos aflitos que no caso é o salmo 23. Nesse capítulo é um testemunho de muita fé e dor, mas Deus nunca nos abandona e Ele escuta nossos apelos e preces. É um capitulo importante pois mostra como Deus atende as nossas suplicas.

Capitulo 3- Em Jerusalém:

Jeziel é feito de escravo e Deus irá operar muitos milagres em sua vida. A parte que eu fiquei impressionada, pois eu pensava que Jeziel não iria se quer escapar das punições mas é como sabemos, os filhos de Deus pode sofrer as piores e mais dolorosas punições dada pelas leis do homens mas dessa mesma forma, os filhos de Deus é contemplado nas leis Divina. Jeziel é prova de parte dos milagres e amor de Deus.

E nessa parte o leitor é apresentado a Sérgio Paulo que irá auxiliar a Jeziel.

Capitulo 4- Nas Estradas de Jope:

Nesse capitulo retrata sobre Abigail e a sua situação (não poderei retratar nessa resenha, pois quero permitir que o leitor tenha seu momento de descoberta), mas o que me chamou atenção foi em relação a fé, pois nesse capítulo começa a relatar  alguns milagres realizados por Estevão, um deles ao curar o cego Filodemos. É um capitulo que enfatiza muito a fé, esperança e principalmente milagres
------------------------------------------

Capitulo 5- A pregação de Estevão:

Nesse capitulo somos apresentados aos milagres de Estevão e lógico as perseguições protagonizadas por Saulo, já que ele inicia a perseguição a igreja e logicamente a caridade de Estevão. Nessas horas a gente percebe a diferença da igreja de Jerusalém para as igrejas atuais. Antigamente existiam igrejas de verdades qual as pessoas iam com o real proposito de servir ao verdadeiro evangelho, enquanto hoje não sei se é mais igreja ou shopping. Enfim, houve uma revolução nos aspectos da modernidade, mas em compensação a essência foi reduzida já que na época de Estevão o cenário era diferente e as intenções também. Nessas horas, me dá uma rápida vontade de voltar no tempo e ver com meus próprios olhos o que era igreja de verdade! Mamãe, nasci na época errada J

Capitulo 6- Ante o Senédrio:

E como desde que mundo é mundo que já existe vilão da novela das oito, Saulo como um bom antagonista agiu e esboçou seu lado vilão acusando Estevão de ter cometido crimes a exemplo de feitiçaria, já que na época feitiçaria era crime. Ou seja, para Saulo o milagre que Deus agiu por intermédio de Estevão, não passava de golpe de sorte ou feitiçaria. E como Estevão é bondoso, ele invés de sentir raiva de Saulo, simplesmente prega o evangelho e o amor de Jesus. O que será que Saulo pensou nessa hora?

Capitulo 7- As Primeiras Perseguições:

Esse capitulo é marcado por muitos milagres e pelo mal humor de Saulo, já que para Saulo ele sempre apela para a vingança. Enquanto isso, Estevão estava colocando a mais bela lição em prática: o amor e caridade. Além de nos ensinar como devemos tratar o inimigo, basta amá-lo!

Capitulo 8- A morte de Estevão:

Esse capítulo é de cortar corações. É nessa horas que a gente chora, esperneia, grita: “Mundo cruel!”, arranca o esmalte da unha, pergunta a Deus por quê, jura perseguir Saulo e arrancar ele do túmulo. Enfim nessas horas a gente vira Robin Hood.

Abigail retoma com a missão de levar a palavra de Deus e a caridade para todos, honrando assim o amor que Estevão tem por Deus. E Saulo adivinha? Colocando em prática o que ele entende por maldade.

Capítulo 9- Abigail Cristã:

Nessas horas a gente ver o 'monstro' chorar (sim, ate então eu não gostava de Saulo), Saulo começa a exercer as aulas que aprendeu com Estevão e começa a esboçar o amor ao próximo. Sim, o mundo ainda tem esperanças!

Mesmo vendo Saulo ter seu momento curto de emoção, ainda assim é mais um capítulo que o leitor irá gritar e dizer três vezes: “ POR QUÊ, POR QUÊ, POR QUÊ A VIDA TEM QUE SER ASSIM DEUS?”

CAPITULO 10- No Caminho de Damasco:

Nesse capitulo Saulo vivencia um momento que eu não esperava, ele chega próximo a Jesus e logicamente, Jesus já sabendo da vida de Saulo diz: “Saulo, Saulo por que me persegues?” e Saulo sente-se tocado e pergunta a Jesus o que ele deseja. Então Jesus opera um milagre em Saulo, que há tempo ele esperava.

Esse capítulo foi de extrema alegria, pois mostra um Saulo que eu jamais conhecia, um novo Saulo logicamente devido ao milagre de Cristo.

É um capitulo que o leitor se alegra, pois é o desfecho da primeira parte e dessa forma começa a segunda-parte que é a melhor de todas. O leitor será apresentado a novos contribuidores do Evangelho, e logicamente irá continuar a vivenciar as mudanças de Saulo, além de que na segunda parte o leitor irá acompanhar a vida de Paulo ate o dia que ele começa a servir aos ensinamentos de Jesus.


O livro Paulo e Estevão é muito especial, é uma bela obra possui lindos ensinamentos além de emocionar o leitor, afinal quem manda o leitor se apegar tanto ao livro? Ser leitor é uma experiência que vai da euforia a lágrimas do luto, é quase uma bipolaridade de capítulos. Assim vivi durante a leitura de Paulo e Estevão. Um livro que me fez vivenciar cada momento, me emocionar, perguntar a Deus o por que de tudo e depois me surpreender com cada ação realizada por Deus e Jesus Cristo.

Aprendi mais sobre o amor de Deus e de Jesus Cristo, e é com esse sentimento de amor que me despeço dessa resenha. Paulo e Estevão me inspirou muito amor e espero que você possa vivenciar o mesmo!



Informações do Livro:

Editora: FEB
Autor: Francisco Cândido Xavier
Páginas: 488
Preço: R$36,00
Maiores informações:   http://migre.me/bGxqT




Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!