“ VOU PARA ONDE O CAVALO ME LEVA...”



“ VOU PARA ONDE O CAVALO ME LEVA...”

Em frente a uma casa de campo, animado grupo de amigos aproveitava o domingo para um repouso sadio.
Eis senão quando aparece alguém galopando, a toda pressa, em seu cavalo fogoso. Não pára... Cumprimenta a todos, quando um do grupo pergunta:
- Para onde vai você?
- Vou pra onde o cavalo me leva, respondeu o cavaleiro.
É interessante:
- Eu vou pra onde o cavalo me leva!...
Nós temos tanta energia interior, tamanha potencialidade, tão grande força de querer e de poder que não podemos ser levados para onde o cavalo do instinto do vício, dos desvios de personalidade nos conduz.
Não podemos  ir para onde a tristeza nos leva; não podemos seguir o caminho do desespero, da angústia, da solidão;  não podemos seguir os passos da injustiça, da desonestidade, do egoísmo; não podemos transitar pelas estradas do ódio, da vingança...
Nós somos senhores de nós mesmos.

É o que fazia Atkinson dizer:

“ Eu fiz um projeto admirável para mim: o de substituir o eu não posso por um eu posso e por um quero, mais enérgicos ainda”.

Nós podemos nos conduzir.
Tudo vai depender de como vamos utilizar o imenso potencial que se encontra dentro de nós, como na lâmpada elétrica que, ao toque de uma chave ou ao aperto de um botão ilumina a sala ou a rua com sua luz.
A Sagrada Escritura confia na vitória do homem quando pede:

“ Não te deixes arrastar pelas paixões e refreia os apetites”
                                  ( Ecl 18,30).

Quando declara, elogiosamente:

“ O homem que domina as paixões vale mais que o conquistador de cidades”
(Pr 16,32).

É que a vontade, guiada pela luz da razão e da fé, deve impor-se às nossas tendências, governando-as e orientando-as para o bem.
E o importante é que o autodomínio na condução da vida é necessário ao desenvolvimento da personalidade, à formação do ser humano.
Portanto, não é o cavalo de minhas fraquezas, dos meus desvios psicológicos que me deve conduzir, senão eu mesmo com a força de que disponho e a graça de Deus.

Vou na minha vida. Substituir o Eu não posso por um Eu posso, por um Eu quero.


FONTE: LIVRO FORÇA INTERIOR
FERNANDO IÓRIO
EDIÇÕES PAULINAS

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!