Livros apropriados para cada faixa etária



Livros apropriados para cada faixa etária

Que a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual isso todos nós já sabemos, porém o que muitos desconhecem qual é o livro certo para cada idade, por isso as dicas abaixo são para poder orientar aos pais e educadores referente sobre a leitura e suas respectivas faixas etária.

De 1 a 2 anos:

As histórias devem ser rápidas e curtas, com uma gravura em cada página quais possam fazer uso da simplicidade e atrair pelas cores diversificadas. Você pode optar pelos livros de pano, madeira, plástico ou outros materiais atrativos. É recomendável também fazer uso do lúdico, por meio de fantoches que podem ser customizados pelos próprios pais em torno da família.

O ideal é que a leitura seja um momento de entretenimento não só para os filhos, mas para os pais também, pois nesse momento ira estabelecer relações duradouras de afetividade, confiança, amizade e etc.

De 2 a 3 anos:

A história deve ser rápida, com textos curtos e que se aproximem da realidade da criança mas a escolha dessa narrativa deve ser feita em comum acordo com os pais ou educadores, pois sabemos que contos de fadas fogem de nossa realidade e mesmo assim desempenha papel importante na construção da fantasia e o amor pela leitura. Além de que é fundamental que o livro contenha imagens ilustrativas, ou ate mesmo, imagens quais possam promover a interação da criança, um exemplo são os livros pop-up.

 Pode-se fazer uso de fantoches e música para ajudar a promover um maior envolvimento e dinamicidade na leitura.



De 3 a 6 anos:

Os livros devem conter fatores da realidade, pois nessa fase começa a construção de gênero frente a sociedade. Nessa idade a criança começa a compreender o porquê dos pais e qual papel deles para sua vida. Nessa fase ainda faz-se uso predomínio da imagem e com textos curtos. Os pais podem fazer uso de recursos alternativos, como por exemplo, vestir-se para encenar determinado personagem.




A partir de 6 anos:

Nessa fase costuma-se a trabalhar com maior variedade, por exemplo, os educadores costumam usar textos que trabalhem a variação linguística, dessa forma explorando o som das palavras. Também buscam textos que trabalham mais os personagens, trazendo uma maior complexidade na construção e papel desse personagem, que favorece a socialização, pois é quando começa a explorar o que chamamos de “moral da história”, as narrativas não vem com o intuito de apenas entreter ou instruir no aspecto linguístico, mas é contribuinte importante para valores que irão fundamentar a personalidade dessa criança.

Os livros possui uma variação, imagens podem vir integradas ao texto, mas essa fase é marcada por começar a fazer uso e valorização do texto, porém os livros podem trabalhar com letras diferenciadas, abordando assim e chamando atenção para a construção linguística pois o foco sai das imagens e das cores e começa a valorizar o texto.

O educador ou pai pode trabalhar esse texto de forma brilhante como, por exemplo, pedir para a criança desenhar o lugar que passa a história, o modelar com massinha o personagem principal, podem fazer uso de instrumentos musicais trabalhando situações de diversão e suspense que são apresentadas no decorrer da história, ou então começar a fazer uso de tintas seja para pintar uma pequena tela ou tinta guache, qual pode pedir para a criança desenhar qual parte do livro que ela mais gostou.

Nessa fase, a criança começa a exercer sua complexidade intelectual e os educadores e familiares podem aproveitar essa fase para trabalhar cada vez mais a criatividade, raciocínio logico e outras habilidades.

Jéssica Cavalcante

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