IMAGINAÇÃO, A FONTE DO PROGRESSO DA HUMANIDADE



IMAGINAÇÃO, A FONTE DO PROGRESSO DA HUMANIDADE


A mente humana é imaginativa por natureza. As pessoas, usando a imaginação, criam coisas novas; e, impedidas pelo sinhô, pelo ideal, criam mundos novos – isto se aplica a todas as pessoas comuns.

Não são apenas as pessoas de mente desvairada que dão asas à imaginação. Na peça Sonho de Uma Noite de Verão, Shakespeare diz que “ a alma dos desvairados, dos amantes e dos poetas está sempre povoada de imaginação”. O poder criativo da imaginação não tem recebido a devida atenção porque o vôo da imaginação é constatado não somente nos filósofos, nos poetas e nos inventores, mas também nas mentes sonhadoras, fantasiosas, ébrias ou desvairadas. Referi-me, há pouco, às palavras muito significativas ditas por Shakespeares. De fato, as pessoas apaixonadas, assim como os poetas, desenvolvem uma força de imaginação que beira a loucura. Shakespeares, na peça mencionada, expressou e maneira poética o fato de que o poder da imaginação tem algo em comum com as fantasias dos desvairados. Contudo, não se pode negar que o poder da imaginação é algo superior às fantasias das mentes desvairadas – inúmeros são os casos que comprovam a força criativa da imaginação. Gregory, autor de um livro didático de Psicologia, afirma: “ Na imaginação criativa, o principal processo de criação obedece a três princípios fundamentais, que são o bem, o belo e a verdade. Manifestar o bem, o bem e a verdade é a atividade suprema do espírito humano”.  Um outro autor diz: “ O poder da imaginação é a fonte do progresso da humanidade. Se não reconhecermos a ação do poder da imaginação, teremos de atribuir a mero acaso o progresso das artes e das ciências – e, por conseguinte, o progresso geral da humanidade”.

Mas, afinal, que vem a ser o poder da imaginação, que tanto influi no destino da humanidade, que dá forma aos fundamentos da fé, que ora faz o amor fluir em torrentes, ora faz com que ele flua harmoniosamente? Trata-se de uma ação mental ou uma força mental que faz com que a pessoa “enrole no carretel da memória” Todas as experiências do passado e do presente, todas as ideias elaboradas e todas as observações feitas, e, tal como uma criança absorta numa brincadeira criativa, ora trabalhe para “ criar tecidos que evocam o passado, seguindo modelos antigos”, ora se empenhe em “ criar padrões totalmente novos e originais, usando como material as coisas antigas”. No primeiro caso, o poder da imaginação age como assistente do poder da memória; e, no segundo caso, ele assume a posição de criador, agindo como orientador interno das artes, ciências, invenções e descobertas.


COMO UTILIZAR O PODER DA IMAGINAÇÃO

A respeito de como aproveitar o poder da imaginação capaz de concretizar coisas, Jesus Cristo disse: “Tudo o que pedirdes na oração, crede que o haveis de conseguir e que o obtereis”. A afirmação se refere a um extraordinário poder de imaginação (visualização). Não basta mentalizarmos com clareza o que desejamos. Precisamos visualizar com nitidez e perfeição a imagem daquilo que desejamos, como algo já manifestado objetivamente e concretizado em nossa vida. Você deve, pois, mentalizar com perfeição o que deseja e visualizar com nitidez o aspecto dele, como se já o tivesse recebido de fato. Nisto consiste a aplicação psicológica do poder da imaginação, que é o princípio fundamental da realização daquilo que se deseja. Você não conseguirá receber algo sobre o qual nada conhece. Você deve mentalizar o aspecto ideal daquilo que deseja obter. E o que cria o modelo mental – o ideal – é o poder da imaginação. O que quer que desejemos, só conseguimos obtê-lo quando temos uma noção do que se trata.

A base do nosso moderno movimento de caráter filosófico, que promove a saúde e a felicidade, também está ligada à ação criativa do poder da imaginação – à força que faz as pessoas delinearem seus ideais. Alguns seguidores de nossa filosofia poderão explicar, com grande argúcia, a razão pela qual esta filosofia possibilita às pessoas obterem saúde e felicidade. Porém, em síntese, o segredo fundamental para obtê-las consiste no uso do poder da imaginação.

O que foi dito acima expressa a verdade de modo bastante claro, sobretudo no tocante à saúde. Pelo poder da imaginação, conseguimos visualizar um corpo perfeito, dotado de órgãos perfeitos. Então, cada partícula do sangue proveniente do coração, na qual ficou gravado o aspecto ideal delineado na mente, passa a trabalhar ativamente. Assim, o sangue transporta a valiosa “ tinta” denominada “ glóbulos sanguíneos” e cobre perfeitamente o ponto lesado do organismo. Ao mesmo tempo, o sistema nervoso transmite ao organismo um “ comunicado” enérgico proveniente do cérebro, ordenando que repare completamente a aparte lesada. Desse modo, em conformidade com o pensamento de restaurar essa parte do organismo, a energia do corpo todo converge para esse ponto. Diante desta explicação, creio que você compreenderá por  que enfatizei tanto a necessidade de se delinear com nitidez um ideal perfeito. Em se tratando de ideal de ser humano, devemos “ desenhá-lo” como um ser dotado de organismo perfeito, imune a doenças. Isto está de acordo com o princípio da Psicologia. Quanto mais perfeito o modelo mental, mais perfeita será a obra. Por mais que a nossa atual “ experiência sensorial” queira nos convencer de que doenças e infelicidades existem, devemos rechaçar essa idéia e procurar imaginar unicamente a perfeição. Podemos dizer que, ao conseguirmos proceder dessa forma, teremos obtido o mais perfeito modelo mental para “ moldarmos”, para nós próprios, um corpo sadio, uma mente harmoniosa e uma boa posição social.


FONTE: LIVRO COMANDE SUA VIDA COM O PODER DA MENTE
MASAHARU TANIGUCHI
SEICHO-NO-IE



Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!