O MITO MATERIALISMO



O MITO MATERIALISMO

“ Quem ama o dinheiro nunca está farto de dinheiro, quem ama a abundância nunca tem vantagem. Isso também é vaidade.”
          Eclesiastes 5:9

Apesar de muita gente achar que dinheiro não traz felicidade, a maioria das pessoas vive como se isso fosse verdade. Trabalhamos mais do que devemos, sacrificando nossas famílias e nossa saúde. Gastamos mais do que recebemos, invejando aqueles que têm mais do que nós. Se o dinheiro realmente não traz felicidade, por que então somos tão atraídos pelo mito do materialismo?

Não há dúvida de que possuir bens materiais traz felicidade, pelo menos temporariamente. A felicidade é um sentimento que vem e vai e depende de fatores diferentes para cada pessoa. Porém, uma coisa é certa: se restringirmos nossa felicidade à posse de coisas concretas, ela certamente parecerá muito efêmera.

O materialismo é a tentativa de transformar a felicidade na posse de algo visível e palpável que podemos controlar e que está à nossa disposição quando desejamos. Essa estratégia funciona apenas por certo tempo. Logo estaremos em busca de outros bens e nunca nos sentiremos plenamente satisfeitos. Aí descobriremos que aquele que ama o dinheiro nunca se fartará.

O materialismo é a tentativa de transformar a felicidade na posse de algo concreto e palpável.

Há alguns anos fui convidado para uma festa na casa de um amigo muito rico. Todos, menos eu, pareciam ter a mesma condição econômica e conversavam muito à vontade sobre detalhes de suas vidas privilegiadas. Em determinado momento, o grupo passou a falar sobre aviões a jato. Um dos mais jovens estava escolhendo o jatinho que iria comprar. Fiquei surpreso ao constatar que, embora todos estivessem maravilhados com seus próprios jatos, já estavam planejando adquirir modelos maiores e mais velozes.

Não tive a impressão de que aqueles homens estavam se vangloriando. O que percebi foi um movimento em busca de ter sempre mais, como se isso pudesse fazê-los mais felizes.

Não estou dizendo que aqueles homens fossem infelizes, mas havia uma insatisfação perceptível. Eles poderiam continuar comprando coisas para se sentirem melhor, mas, com a repetição crescente, a euforia da conquista iria diminuindo. Estou certo de que o materialismo funciona, mas apenas temporariamente.


FONTE: LIVRO COMO DEUS CURA A DOR
MARK W. BAKER
EDITORA: SEXTANTE

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!