PRATIQUE A HUMILDADE


Tumblr_mgjidto5cq1r7u76ko1_500_large

PRATIQUE A HUMILDADE

A humildade e a paz interior caminham de mãos dadas.
Quanto menos você se sentir compelido a provar alguma coisa para os outros, mais fácil será sentir paz.

Exibir provas de seus atos é uma armadilha perigosa. Exige uma energia considerável apontar continuamente suas realizações, contando vantagens ou tentando convencer os outros de seu valor como ser humano. Contar vantagens normalmente dilui os sentimentos positivos que podem emanar de uma realização ou de algo de que você se orgulhe. Para piorar as coisas, quanto mais você se exibe, mais os outros o evitam, falam por trás de sua compulsão de se exibir, por causa de sua insegurança, ficam ressentidos.
Ironicamente, no entanto, quanto menos você se importa com a aprovação, mais elogios você atrai. As pessoas se sentem atraídas por aquelas que possuem uma segurança calma, interior, que não precisam aparentar que são boas, ou que estão corretas a maior parte do tempo, ou precisam de glória.

Quase todo mundo gosta de pessoas que não precisam se exibir que gostam de dividir sinceramente, do fundo do coração, e não motivadas pelo ego.

A maneira de desenvolver a genuína humildade é a prática. Sua primeira boa consequência pode ser sentida imediatamente por um desenvolvimento de sentimentos calmos e tranquilos. Da próxima vez que você tiver oportunidade de se vangloriar, resista a tentação. Discuti essa estratégia com um cliente, e ele, por sua vez, compartilhou comigo a seguinte história: ele estava reunido com um grupo de amigos, alguns dias após sua promoção no trabalho. Seus amigos ainda não sabiam, mas meu cliente havia sido escolhido para a promoção, em detrimento de outro amigo deles. Ele mantinha uma certa competição com essa pessoa, e estava muito tentado a deixar escapulir o dado de que havia sido ele o escolhido, e não o amigo. Ele estava prestes a soltar a língua quando uma vozinha interior o aconselhou:

“ Pare. Não faça isso!” Ele prosseguiu sua comemoração com os amigos, mas não ultrapassou o sinal e não transformou a comemoração numa exibição. Ele nunca mencionou como o outro amigo não havia sido escolhido. Ele me disse que não se recordava de alguma vez, antes, ter se sentido tão calmo e orgulhoso de sua atitude. Ele conseguiu aproveitar seu sucesso, sem bravatas. Posteriormente, quando seus amigos descobriram o que acontecerá, comentaram  com ele como haviam ficado impressionados com sua boa avaliação e humildade. Ele recebeu resposta mais positivas e melhor atenção por ter praticado a humildade.


FONTE: LIVRO NÃO FAÇA TEMPSTADE EM COPO D’ÁGUA...
RICHARD CARLSON, Ph.D
EDITORA: ROCCO

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!