RESPEITO E DIGNIDADE SOB O CUIDADO PROTETOR DE DEUS


424991_10151103651039406_1543904880_n_large

RESPEITO E DIGNIDADE SOB O CUIDADO PROTETOR DE DEUS

Quando esteve na terra, Jesus refletiu de forma perfeita a personalidade e o modo de agir de seu Pai celestial. Ele disse: “ Não faço nada de minha própria iniciativa; mas assim como o Pai me ensinou, estas coisas eu falo... Faço sempre as coisas que lhe agradam.” ( João 8:28,29; Colossenses 1:15) Por analisarmos o modo como Jesus interagia com as mulheres e sua atitude para como elas, podemos entender o conceito de Deus sobre as mulheres e como ele quer que sejam tratadas.

Com base nos relatos dos Evangelhos, vários eruditos têm reconhecido que o conceito de Jesus sobre as mulheres era totalmente revolucionário. Em que sentido? E mais importante, será que seus ensinos ainda contribuem para que as mulheres tenham mais liberdade?

Como Jesus tratava as mulheres

Jesus não as considerava meros objetos sexuais. Do ponto de vista de alguns líderes religiosos judaicos, o contato com o sexo oposto só podia levar a desejos imorais. Por serem encaradas como uma fonte de tentação, as mulheres não tinham permissão de conversar com homens em público ou de sair sem véu. Por outro lado, Jesus aconselhou os homens, não a evitar qualquer contato social com as mulheres, mas a controlar seus próprios desejos carnais e tratá-las com dignidade. – Mateus 5:28.

Jesus também disse: “ Quem se divorciar de sua esposa e se casar com outra, comete adultério contra ela.” (Marcos 10:11,12) Desse modo, ele rejeitou o prevalecente ensino rabínico que permitia que os homens se divorciassem “ por qualquer motivo”. ( Mateus 19:3,9) A ideia de cometer adultério contra a esposa era desconhecida para a maioria dos judeus.

Seus rabinos ensinavam que o marido nunca seria considerado adúltero; só a mulher poderia ser considerada infiel! De acordo com certo comentário bíblico, “ Jesus, ao colocar o marido sob a mesma obrigação moral que a esposa, elevou a condição e a dignidade das mulheres”.

O efeito de seu ensino hoje: Nas reuniões das testemunhas de Jeová, as mulheres se associam livremente com os homens. Mas elas não precisam temer olhares maliciosos ou familiaridade indevida, porque os homens cristãos têm o cuidado de tratar “ as mulheres mais idosas, como a mães, as mulheres mais jovens, como a irmãs, com toda a castidade”. – 1 Timóteo 5:2.

Jesus tirou tempo para ensinar as mulheres.

Em contraste com o predominante pensamento rabínico que mantinha as mulheres na ignorância, Jesus as ensinou e as incentivou a se expressar. Em certa ocasião, ele se recusou a privar Maria da alegria de ser ensinada, contrariando assim o conceito popular de que o lugar da mulher é na cozinha. (Lucas 10:38 -42) Marta, irmã de Maria, também se beneficiou do ensino de Jesus, como ficou evidente nas respostas inteligentes que ela deu após a morte de Lázaro. – João 11:21 -27).

Jesus se importava com o que as mulheres pensavam. Naquela época, a maioria das mulheres judias acreditava que o segredo da felicidade estava em ter um filho homem de quem pudessem se orgulhar, se possível um profeta. Quando uma mulher disse: “ Feliz é a madre que te carregou!”, Jesus aproveitou para lhe falar sobre algo melhor. ( Lucas 11:27,28) Por indicar que a espiritualidade era mais importante, Jesus destacou algo que ia além do papel tradicional imposto às mulheres. – João 8:32.

Jesus se importava com as mulheres.

Nos tempos bíblicos, as filhas não eram tão valorizadas quanto os filhos. O talmude reflete esse conceito ao dizer: “ Feliz aquele que tem filhos homens, e coitado daquele que tem filhas mulheres.” Alguns pais consideravam uma menina um fardo mais pesado; eles teriam de encontrar um marido para ela e pagar um dote, e não poderiam depender dela quando ficassem idosos.

Jesus mostrou que a vida de uma menina era tão importante quanto a de um menino, pois ele ressuscitou a filha de Jairo, assim como fez com o filho da viúva de Naim. ( Marcos 5:35,41,42; Lucas 7:11-15) Depois de curar uma mulher afligida por “ um espírito de fraqueza, já por dezoito anos”, Jesus  a chamou de “ filha de Abraão”, uma expressão que quase não aparece nos escritos judaicos. ( Lucas 13:10-16) Por usar essa expressão respeitosa e bondosa, ele não só a tratou como alguém que de pleno direito pertencia àquela sociedade, mas também reconheceu sua grande fé. – Lucas 19:9; Gálatas 3:7.

FONTE: REVISTA A SENTINELA
ANUNCIANO O REINO DE JEOVÁ
DEUS SE IMPORTA COM AS MULHERES?
SETEMBRO DE 2012

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!