A “pseudo” caridade



A “pseudo” caridade

Eu não sei o que as pessoas tem, mas eu tenho reparado ultimamente que o fato de uma pessoa ser boa. Enfim, não realizar ações injustas é como se isso fosse um diferencial e ate uma caridade.

É como se essa pessoa estivesse fazendo muito e ate o impossível em ser uma “pessoa boa”. Penso que ser bom deveria ser obrigação para todos nós, pois eu não encontro lógica ou algum argumento plausível de em plena sociedade moderna de 2013 - ainda existem pessoas que agem de forma grotesca, pois se realmente somos inteligentes, se realmente somos racionais - os nossos comportamentos devem ser conforme essa tamanha inteligência.

Eu sei que titulo de doutorado não compra caráter, que quem é inteligente também pode ser uma pessoa extremamente ruim. Também sei que temos muitos mendigos dando aulas de filosofias de vida e temos muitos engravatados dando aula de como se comportar em meio da lama de um chiqueiro, chamado corrupção.

O fato que muito incomoda é que passamos anos de nossas vidas e ate décadas estudando. Estudamos desde coisas simples ate mesmo coisas mais complexas. Será que todas essas informações não te habilita de como saber se comportar numa sociedade? Eu nem peço que as pessoas amem o mundo ou amem outras pessoas, pois só dar amor aquele que tem amor. Como posso dar algo que não tenho? Mas eu penso que é dever de todas as pessoas saberem se comportar. Não serem pessoas com caráter ruim, pois acredito que nossas ações elas são passiveis de mudanças. Nós podemos nos moldar, basta se esforçarmos para moldarmos em um comportamento mais humanista.

Eu não tenho orgulho do que eu faço, digo, sinto... Simplesmente penso que fazemos, dizemos, sentimos o que realmente somos. Acho chato quando as pessoas tem orgulhos de, a exemplo, ser bom. Ninguém compra bondade na farmácia, ser bom não tem preço – você não gastou para isso. A gente não cria bondade, o máximo que fazemos é nos moldar para sermos bom.

Tem pessoas que qualquer atitude de bondade que fazem, simplesmente acha que já merece o Nobel da paz. Se você é um bom professor, é seu dever afinal essa é sua profissão. Ser um bom professor é algo que todos deveriam ser, afinal eles se prepararam anos da vida deles para isso.

Quando fazemos o bem, não podemos sentir orgulho pois o orgulho ainda é um sentimento muito feio e egoísta. Pessoas morrem e sofrem por orgulho. Devemos sentir alegria, alegria essa de ver um olho brilhar, um sorriso, ganhar um abraço, poder abraçar o outro, fazer parte de um dia feliz na vida de uma outra pessoa, de poder dizer te amo.

Eu não tenho orgulho de dizer te amo, eu tenho é felicidade pois é sinal que existe alguém nesse mundo por mim - que eu sei que eu posso contar, que está ao meu lado e que dizer te amo é apenas uma representação pequena que essa pessoa é importante. Dizer ‘te amo’ não é expressão de emoção, é um agradecimento pelo que o outro está te proporcionando no momento.

Não vamos ser bom, ou amar ou ser feliz só por orgulho, ou só para dizer: “eu sou bom”. Vamos ser bom porque é o nosso dever, afinal o que realmente viemos fazer nesse planeta?

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!