Livro Da Concepção ao Batismo



Livro Da Concepção ao Batismo

Um dos livros que mais mexeu com o meu senso crítico foi o livro da Concepção ao Batismo, ao menos para mim foi impossível ler o livro Da Concepção ao Batismo sem envolver a ciência, questões sociais, políticas, religiosas e etc. Porque querendo ou não, o livro envolve sim o contexto político da época que por sinal foi extremamente importante já que muitas coisas aconteceram por tais fatos, que anos depois se transformaram em fatos históricos.

A leitura dele é tão intensa, mas tão intensa -  que minha grande bênção é uma das minhas amigas que é uma pessoa da mente extremamente “aberta” e que gosta de uma boa reflexão, pois nem todas as pessoas que eu quis comentar sobre esse livro tiveram anseio para ouvir meus argumentos.

Capa 3O fato é que as pessoas ainda são extremamente preconceituosas, não é aquele preconceito clichê de (trate os homossexuais, negros, desfavorecidos de maneira respeitosa. Se você é um ser com cérebro tem por dever respeitar essas pessoas, se você de alguma forma não respeita. Volte 100 casas e procure onde você esqueceu sua massa encefálica) mas é o que eu chamo de “Doutrinação”.

As pessoas acham que o mundo é igual ao que elas acreditam e se prendem e ate tapam os ouvidos para não escutar outras concepções diferentes (a pior ditadura é que impomos a nós mesmo). Mudar de opinião, não mata ninguém, ao contrário, é sinal que você pensa, tem humildade e está evoluindo!

O livro em si, tem suas polêmicas mas todas provadas e baseadas cientificamente. Mas algumas pessoas ainda não sabem o que é ciência e para essas pessoas ciência só é Física, Química e Biologia. Elas esquecem que educação, movimentos sociais, religiões, história e os muitos ‘etc’. Tudo vira ciência, basta alguém ter o profundo amor e ir pesquisar, porque pesquisas custam caro, tempo, muito mais muito muito muito ESTUDO e muito mais muito mais muito mas muito mas muito AMOR A PESQUISA.

Digo isso porque algumas pesquisas que me deparo na faculdade, tem seus caminhos cheios de pedras e com tantas dificuldades que as vezes me pergunto: “Por que danado ainda estou pesquisando isso?” e se realmente não amar a pesquisa, ela não sai do rascunho. Se pesquisas de 1 ano já nos deixam chorando sangue agora pensem - e as pesquisas de 7 anos? Eu cito isso porque infelizmente muitas pessoas não sabem o que é pesquisa e o que é fazer ciência, qual as pessoas deveriam valorizar mais afinal é da ciência que vem as curas de muitas doenças. E logicamente é mais fácil criticar o cientista do que pensar sobre as verdades ou falsas verdades totalmente impostas que nos cercam.

Eu sempre me questiono: "Mas por que isso foi assim? Ou como isso aconteceu? Quem relatou tal fato?" Se questionar não é pecado algum, agora passar a vida como uma esponja só absorvendo e sem nenhum questionamento é por em prova a inteligência que Deus deu a cada um. 


Ao conversar com minha amiga e juntas analisarmos parte de tais fatos e polêmicas. Percebemos que sim, polêmicas também são verdades. Uma delas foi se Maria casou com outro homem após a morte de José. Segundo pesquisas, Maria casou pois em tal época existia uma lei chamada Levirato e com isso obrigava ela se casar com o cunhado caso o marido dela tenha morrido, e quando José morreu ela teve que casar com o irmão dele que era um verdadeiro Ogro, machista e violento. Mas para muitas pessoas isso é um choque afinal Maria ter um segundo casamento? Para muitos é quase um apocalipse! (pois é, isso foi provado cientificamente)

E não é só essa polêmica, tem muitas e muitas outras, que se eu for descrever cada uma delas com base em pesquisas tanto as que compõem o livro da Concepção ao Batismo, quanto aos que já tive a oportunidade de ler e conhecer, com as conversas que tive com alguns amigos acerca de tal temática. Com toda certeza, a idade chega e não terminamos de comentar.

Em relação a Pesquisa realizada por  SOHAM, eu achei incrível pois ele conseguiu trazer fatos e explicar cada argumento utilizado. Além de que a contextualização de fatos com alguns momentos que englobam questões dogmáticas contribuiu para aumentar tais veracidades.

Algumas coisas eu concordo com as pesquisas de SOHAM, enquanto outras ainda deixo alguns pontos de interrogação. Não ponho em prova a pesquisa em si, pois sei de tal veracidade mas discordo pois tem certos fatos que a pergunta é: “Como a humanidade nunca soube disso antes?” E eu sinceramente, prefiro nem pensar na resposta para não me decepcionar mais ainda com o sistema e nem para pensar que a vida é uma doce ilusão em relação a certos fatos.

Uma coisa que me chama atenção é que as pessoas se prendem muito na virgindade de Maria e na castidade de Cristo. Será que só pessoas virgens são boas? Será que só as pessoas castas podem dar amor de verdade? Eu não ponho a prova a inocência de ambos, pois pesquisas virão e pesquisas científicas é  assim mesmo, hoje é o certo, amanhã se levantam dúvidas e no futuro muitas teorias caem. Ate Freud e Einstein foram posto em provas pôr diversas vezes, portanto é um procedimento comum no meio científico mas eu realmente me importo como nós estereotipamos a nossa fé e o pior, como nós estigmatizamos Deus.

Teve uma época que muitas pessoas falaram que Cristo era negro, e logo em seguida muitas discordaram mas será que a etnia de Cristo influi em nossa fé? Será que a nossa fé é tão pouca e fraca que nos abalamos com esses pequenos fatos e ate os contra-fatos?

Ao assistir a entrevista de SOHAM numa radio, ele disse que a intenção dele é levar as pessoas a refletirem e que ele não tem a pretensão de fazer com que as pessoas acreditem nele. E essa é postura do bom pesquisador, pois ate dos teóricos que eu pauto a minha pesquisas e ate minha vida, ainda assim eu questiono e desconfio pois tudo é mutável. O papel da ciência não é fazer ninguém acreditar, porque não precisamos ter fé na ciência porque ela não é uma religião e nem um Deus. A ciência ainda é composta por suas muitas pesquisas e todas elas estão sujeitas a mudanças, pois  só o tempo determinará o verdadeiro conhecimento.

Ate Platão e Aristóteles tiveram pesquisas mudadas com o tempo. Platão alegava que o coração era a sede do intelecto enquanto hoje sabemos que o cérebro é responsável pelo intelecto humano, com o tempo tudo muda, as pesquisas e ate mesmo os dogmas. Penso que a intenção de SOHAM ainda é muito parecida com a minha. Não queremos mudar o mundo. Queremos apenas que as pessoas pensem sobre: O que de fato significa o mudar?

Então se você gosta de uma boa reflexão e um bom pensar, se você gosta de se questionar e se você não se prende ao conformismo imposto a todos nós – Indico o livro da Concepção ao Batismo, um livro que vai além dos evangelhos e com novas descobertas.

Editora: SOHAM Edições
Autor: SOHAM
Páginas: 325
Preço: R$59,90

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!