Resenha do livro O Eterno Barnes


Resenha do livro O Eterno Barnes

Um livro sobre neurociência e ficção cientifica. Umas das temáticas que eu amo é contexto hospitalar (porque é uma de minhas linhas de pesquisa) e neurociência (porque o cérebro é fascinante, inclusive na parte de neuroanatomia), porém nunca imaginei encontrar procedimentos da neurociência, a exemplo do teste de WADA mesclado com ficção cientifica.

Por alguns momentos eu torci para que tudo fosse verdade, pois a evolução da ciência seria algo indescritível. E é sobre evolução cientifica que O Eterno Barnes se detém. Barnes é um médico, neurocientista, com toda uma vida dedicada a neurociência ate que um dia de tanto pesquisar ele teve a ideia de pôr procedimento invasivo - transmitir dados (informações) de nosso cérebro, decodificar no notebook e transmitir essa nova decodificação para o cérebro de uma outra pessoa. Com o intuito de eternizar as pessoas.

Realmente se o ser humano fosse só cérebro ate quem sabe isso poderia dar certo, mas o ser humano é cérebro, consciência e alma. E penso eu que consciência é algo interligado a nossa alma - que nos conecta ao corpo físico e ao corpo espiritual. Só que Barnes pouco se importa se o ser humano tem ou não tem alma, já que ele é um cientista que segue a linha do materialismo cientifico.

E diante disso o livro todo vai se suceder em decorrência das pesquisas de Barnes mas ate que ele conclua sua pesquisa e a ponha em prática, muita coisa irá acontecer, entre amores e desamores, mortes e vidas.
Penso que o cenário do livro O Eterno Barnes já coopera muito para isso, pois tudo isso acontece em um hospital e uma critica principal ao hospital é que a morte e a vida estão diretamente presentes. Para quem trabalha nesse contexto é preciso ter cuidado para não permitir que a morte seja banalizada.

Uma vez conversando com um amigo, eu tinha dito que estava desenvolvendo um projeto no hospital e ele disse, que deveria ter cuidado para não sofrer, pois a morte está interligado a esse contexto, mas é preciso ter sensibilidade que as pessoas que estão ali tem sua historia de vida, com sentimentos e não são apenas máquina humanas. E penso eu que essa é uma das criticas que o livro O Eterno Barnes promove, já que para Barnes as pessoas são apenas “objetos para experiência”.

Outra critica forte é ate aonde vai o limite da evolução cientifica? Acho lindo e maravilhoso a ciência. E é tão bom quanto um projeto que criamos, dá certo na pratica, mas tudo tem um limite e nós temos que ter valores bem embasados, pois se não iremos enxergar todos como se fossem “cobaias vivas”.

Algo que me chamou atenção na escrita do autor é que, profissionalmente ele é advogado e eu percebi que ele deve ter realmente estudado neurociência, pois tudo que foi descrito são os procedimentos comuns, a exemplo do teste de WADA, trepanações e etc. Eu acho incrível quando o autor se dedica e estuda para compor os personagens e o contexto envolto desses personagens.

O livro é maravilhoso e bem intenso, ou seja, não tem uma parte do livro O Eterno Barnes que o leitor se cansa, pois em cada pagina muitas coisas irão acontecer. E durante o livro, tem algumas passagens com belas citações, sejam de conselhos ou pensamentos filosóficos e eu amei por ter mesclado belas citações com fatos fortes e de ficção cientifica. Enfim é um ótimo livro, eu realmente indico pois a historia em si é bem empolgante.



Informações do livro  
Editora: Novo Século
Autor: Salustiano Luiz De Souza
Páginas: 248
Preço: R$ 29,90

Maiores Informações:

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!