A felicidade estar em ser livre



 

A felicidade estar em ser livre

Nosso espírito é livre, porém passamos a vida tentando nos acorrentar a algo, as coisas ou nas pessoas. Chego a pensar que gostamos dessa condição escravizadora, porque simplesmente nos apegamos e ainda assim quando nos mantemos livres, tentamos nos apegar. Estamos sempre caçando algemas em potencial.

Quando gosto de uma frase, de uma musica, de um livro ou de um filme se eu pudesse guardaria comigo para todo o sempre, é como se fosse perder aquela sensação especial, ate que algo novo acontece e eis que essa sensação ressurge. Se eu pudesse tatuaria em meu corpo todas as frases que eu mais gosto, colocaria na cabeceira de minha cama todos os livros que eu amo, os filmes, os discos... Ate que meu corpo não teria mais espaço para tantas frases, nem a cabeceira da cama aguentaria de tantos livros e mais uma vez o prazer e o apego, ou o prazer que o apego gera seria uma das tantas correntes que aprisionam o ser humano.

Com tantas coisas legais acontecendo a todo instante e as pessoas ainda perdem tempo bisbilhotando a vida alheia. Todos nós sabemos de ‘có e salteado’ os pecados dos vizinhos, mas os nossos pecados ainda não descobrimos. E enquanto isso, nos algemamos, nos escravizamos e assim vamos esquecendo de viver. Eu não tenho medo dos meus erros, eu tenho medo quando as pessoas reparam muito em mim, isso muito me preocupa pois é sinal que elas estão parando as vidas delas e quando a gente esquece um pouco da gente é sinal que algo não vai bem.

Talvez seja isso que falte na humanidade, falta a humildade de reconhecermos que nós somos frágeis, suscetíveis a medos e a perigos, com erros e acertos... Às vezes eu olho para as pessoas que são o pilar de algo, outro dia eu estava olhando para o líder de uma igreja x de minha cidade e eu realmente tive muita piedade dele. Sempre tem que passar a imagem de “autossuficiência” que sempre vai dar tudo certo, não se pode dar o prazer de roer uma unha, da duvida, do frio no estômago e de ser normal como qualquer outra pessoa. 

Outro dia, eu peguei ônibus e uma senhora sentou ao meu lado, eu estava lendo um livro Budista, ate que ela telefona para alguém e ela começa a conversar, lembro-me que na conversa ela disse: “fulana, ore para que essa criança que vai nascer não seja nenhum espírito ruim”. E eu fiquei pensando, geralmente os conflitos com os filhos ocorrem por causa das relações interpessoais e não só pelo fato que uma criança “nasceu com um espírito ruim”. Mesmo eu acreditando em reencarnação e que algumas vezes algum karma pode vir em nossa família, ainda assim, como lidamos com alguém é muito significativo.

Então eu pensei: “Será que meus pais oraram para meu espírito não ser inimigo deles de uma outra vida?”. É! Andar de ônibus tem dessas coisas, a gente se depara com muitas pérolas e que nos fazem repensar a nossa condição humana. Confesso, que a única hora de meu dia que penso na minha vida é quando entro dentro de um ônibus e percebi que estou sendo mais grata ao presente, tenho tido menos ansiedade a respeito do futuro, tenho revisto meus critérios, meus gostos, meus planos e ate meu corpo.

Estar em um ambiente com um monte de gente desconhecida é como perceber o quão o mundo tem inúmeras possibilidades, o quanto que a vida é mágica e quanto nós podemos ser livres. Tenho adotado para minha vida, a prática da fé livre, que nada mais é que misturar muitas ideias, muitos santos, muitos mantras e muitas alegrias. É bom ter fé em Buda, Ganesha, em Gaia e em Deus. Confesso que estou mais feliz, pois assim tenho aprendido mais sobre as culturas e refletido mais quanto a sua filosofia. Além de que, não perco  tempo refletindo o que de fato é ou não pecado. Para mim, pecado é desonestidade, mau-caratismo, falta de amor, é não viver a vida poeticamente, é desperdiçar a vida – é censurá-la, é deixar de ser você mesmo. Isso é o pior dos pecados, o de não amar a própria vida.


Jéssica Cavalcante


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!